PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO, AUDITORIA E PERÍCIA MULTI-PROFISSIONAL EM SISTEMAS DE SAÚDE

Seja bem-vindo a Pós Graduação da Sentido Único!

Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso!

A Melhor Especialização em Lato Sensu em Gestão, Auditoria e Perícia Multi-Profissional em Sistema de Saúde         é na Sentido Único!

Será uma honra tê-lo como nosso aluno!

OBJETIVO

Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.

Público Alvo

Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.

Pré-requisitos

O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticada).

Conteúdo Programático

Matriz Curricular:

1)    História e Evolução no Sistema de Saúde no Brasil – 20h/a

Ementa: Conceituação do Sistema de Saúde do Brasil, retrospectiva histórica, reforma administrativa, a legislação, regulamentação, normatização e financiamento do Sistema Público de Saúde. Descentralização das ações de saúde.

 

2)    Gestão de Serviços em Saúde – 30h/a

 

Ementa: Fundamentos da Gestão Pública e Privada. Administração: Bases históricas. Abordagens clássica, humanista e organizacional. Novas configurações organizacionais. Organização. Planejamento. Direção: comunicação, tomada de decisão, poder e autoridade. Controle e coordenação. As funções administrativas frente às novas tendências. Sistemas organizacionais. Organizações de aprendizagem. Processos organizacionais. Desempenho organizacional. Estratégias organizacionais. Relações interorganizacionais e ambiente. Gestão de Qualidade e Acreditação Hospitalar e sua Repercussão em Auditoria.

Objetivo: Permitir ao aluno distinguir entre as principais contribuições da teoria administrativa, analisando criticamente suas principais características, seus expoentes e limitações, numa perspectiva prática. Possibilitar o reconhecimento e distinção dos elementos do processo administrativo em saúde.

 

3)    Marketing em  Saúde – 30h/a

 

Ementa: Marketing do século XXI, estratégias, canais, relacionamento e redes, administração de marketing, marketing em serviços de saúde, anti-marketing  de qualidade.

Objetivo: Introduzir o pensamento para ações de marketing, definindo conceitos e suas aplicações no dia-a-dia das organizações.   A partir de exemplos patentes, fazer a correlação com nossa realidade e como podemos melhorá-la.

 

4)    Bio-estatística na Gestão, Auditoria e Perícia em Saúde – 30h/a

 

Ementa: Relata sobre os conceitos básicos de probabilidade, variáveis aleatórias e distribuições, valor esperado, dispersão e correlação, intervalo de confiança e teste de hipóteses, análise de sobrevivência e amostragem

Objetivo: Habilitar o aluno à aplicação da estatística ao campo médico e biológico, para planejamento, coleta, avaliação e interpretação de todos os dados obtidos em pesquisa na área da saúde.

 

5)    Metodologia de Pesquisa, Produção de Texto e Projetos Tecnológicos – 20h/a

 

Ementa: O conhecimento científico: o lugar da pesquisa produção da “verdade”. Filosofia e pesquisa. Métodos, pretensões de validade. O trabalho de campo: técnicas de coletas ou produções de dados. Leitura e interpretação de dados quantitativos e qualitativos. Formulação dos projetos de pesquisa.

 

6)    Auditoria do SUS – 30h/a

 

Ementa: Dispõe sobre os documentos utilizados pelo SUS, seus procedimentos especialidades e formas de autorização dos mesmos, formas de pagamento, tabelas utilizadas e relatórios existentes, auditoria operacional hospitalar, ambulatorial e odontologia, glosas, bloqueios, e rejeições.

 

7)    Auditoria em Saúde Suplementar – 30h/a

 

Ementa:  Dispõe sobre o sistema de saúde suplementar, enfatizando os tipos de auditoria, ferramentas utilizadas no processo, protocolos de autorizações, tabelas( AMB 92, CBHPM e Rol de procedimentos), auditoria em contas médicas, enfermagem, médica, em farmácia e odontologia .

 

8)    Auditoria com Base em Evidências – 30h/a

 

Ementa: Dispõe sobre o histórico da auditoria com base em evidências, informações em saúde contidas na ANS, benefícios oriundos dessas informações, resoluções e instruções normativas a respeito da troca de informações em saúde, conceitos e definições voltados ao padrão TISS, iniciando uma auditoria com base em evidências no tocante a contas de SADT, pronto socorro, ambulatoriais e hospitalares; contratos e tabelas.

 

9)    Bioética – 30h/a

 

Ementa: Dispõe da definição e história da bioética, seus princípios e responsabilidades, abordagem da bioética no contexto da interdisciplinaridade, complexidade e relações interpessoais, código de ética e o segredo profissional, bioética no campo da cirurgia, relações familiares, envelhecimento e intervenções genético – moleculares, ética e pesquisa

 

10) Perícia em Saúde – 30h/a

 

Ementa: Enfoque nos conceitos básicos de perícia em saúde, sua legislação, procedimentos utilizados na mesma, formulários e manuais existentes nessa área de atuação.

 

11) Tecnologia da informação com foco na gestão, auditoria e perícia – 20h/a

Ementa: Dispõe sobre as ferramentas de informática utilizadas na saúde, nos processos de programação, avaliação e controle.

 

12) Didática do Ensino Superior – 20h/a

 

Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais da atualidade, o aluno da pós-graduação analisa, de forma sistêmica, os elementos do processo de ensino e aprendizagem; conhece e elabora instrumentos de fins e meios visando à coerência entre as propostas teóricas e a sua realização.

 

13) Comunicação Verbal – 20h/a

 

Ementa: Oratória e Comunicação: Oratória; Processo de Comunicação Humana; Comunicação intrapessoal, Interpessoal, Grupal e em Público. O Orador: o medo de Falar em Público; a força das palavras; Voz (dicção; ritmo; tons de voz); Postura e gesticulação; Domínio do assunto a ser exposto pelo orador, o que você precisa saber sobre o público. Comunicação Verbal nas Reuniões: Habilidade, inspiração, criatividade, entusiasmo, determinação e audição; Outra reunião? Recursos Visuais: retroprojetor, data show, vídeos, álbum Seriado. Como falar de improviso: Improviso Inesperado, improviso Planejado. Etiqueta Social: café da manhã empresarial, almoço de negócios, jantar de recepção, festas e coquetéis. Uso da Tribuna e do microfone: Postura na tribuna, microfone na tribuna, microfone no Pedestal, microfone na mão, microfone de lapela. Como Ler em Público: Como ler sentado, como ler em pé. Como preparar bem uma apresentação em Público: cuidado com as regras, características essenciais a serem observadas na composição de um discurso, interdependência, proporcionalidade, elucidação e as partes do discurso.

 

14) Seminário – 20 h/a

 

15)  TCC – 60 h/a

 

Corpo Docente:

– Lidiane Mendes

– Daniele Gruska

– Izabel Janaina

– Nilde Plutarco

– Juliana Brito

– Ana Amélia

– Janaiana Lemos

– Daniele Tavares

– Ricardo Menezes

– Francisco Arimatéia

– Claudia Regina

Pré
Inscrição