PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE PROJETOS

Seja bem-vindo a Pós Graduação da Sentido Único!

Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso!

A Melhor Especialização em Lato Sensu em Gestão de Projetos é na Sentido Único!

Será uma honra tê-lo como nosso aluno!

OBJETIVO

Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.

Público Alvo

Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.

Pré-requisitos

O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticada).

Conteúdo Programático

1) Ética na Organização – 20h/a

Ementa: Este curso apresenta aos alunos um conhecimento geral do desenvolvimento da

literatura da ética. Ele focaliza no impacto da ciência social, que informa a tarefa de

questionamentos críticos dentro da vida moral, ensinando analisar a ética e descobrir as raízes

do caráter fundamental da vida moral da comunidade.

 

2) Introdução ao Gerenciamento de Projetos – 20h/a

Ementa: Apresentar conceitos e práticas de Gerenciamento de Projetos do PMI (Project

Management Institute) explicitando as nove áreas de conhecimento dando especial ênfase ao

Gerenciamento de Escopo, Gerenciamento de Tempo e Gerenciamento de Custos. Apresentar

noções da ferramenta MS Project e sua utilização na elaboração de cronogramas de projetos.

 

3) Gestão Econômica e Financeira de Projetos – 20h/a

Ementa: Aborda a determinação de recursos (pessoas, equipamentos, materiais) e como cada

um é utilizado para executar as atividades do projeto, desenvolvendo uma aproximação dos

custos necessários para as atividades do projeto, alocando a estimativa de custo aos itens

individuais do trabalho. Aborda os processos envolvidos em planejamento, estimativa,

orçamentação e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do orçamento

aprovado. Estes processos são: Estimativa de custos, Orçamentação e Controle de custos.

 

4) : Gestão de Riscos de Projetos – 20h/a

Ementa: Aborda a determinação dos riscos prováveis que podem afetar o projeto e

documentação das características de cada um, avaliação dos riscos e suas interações, de

forma a ponderar uma escala de conseqüências possíveis em um projeto. Aborda os processos

relativos à realização do gerenciamento de riscos em um projeto. Estes processos são:

Planejamento do gerenciamento de riscos, Identificação de riscos, Análise qualitativa de riscos,

Análise quantitativa de riscos, Planejamento de respostas a riscos e Monitoramento e controle

de riscos.

 

5) Planejamento, programação e controle de projetos – 20h/a

 

Ementa: O processo de planejamento; definição de escopo; a estrutura analítica; redes de

precedência; alocação de recursos; controle de atividades e recursos; a dinâmica de um

projeto; softwares disponíveis.

 

6) Gestão de Escopo – Iniciação e Planejamento – 20h/a

Ementa: Aborda o desenvolvimento de um documento do escopo, como base para as

decisões de projeto; subdividindo o projeto em componentes menores, facilitando seu

gerenciamento e formalização da aceitação do escopo do projeto. Aborda os processos

envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o

trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso. Estes processos são: Planejamento

do escopo, Definição do escopo, Criar EAP, Verificação do escopo e Controle do escopo.

 

7) : Tópicos em Gestão de Projetos – 20h/a

Ementa: Alinhamento estratégico de projetos; portfólio de projetos; modelo de melhoria e de

mudanças organizacionais; escritório de projetos e alternativas de estrutura; modelos de

maturidade; competências em gestão de projetos.

 

8) Gestão da Qualidade em Projetos – 20h/a

Ementa: Aborda a identificação dos padrões de qualidade relevantes ao projeto e

determinação de como estes serão satisfeitos, avaliação da execução do projeto, monitoração

dos resultados específicos do projeto para determinar se atendem aos padrões e identificação

de maneiras para eliminar causas de desempenho insatisfatório. Aborda os processos

envolvidos na garantia de que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado:

Planejamento da qualidade, Realizar a garantia da qualidade e Realizar o controle da

qualidade.

 

9) Gestão de Informações em Projetos – 20h/a

Ementa: Abordar a determinação da informação e comunicações necessárias aos

participantes do projeto, coleta e disseminação da informação do desempenho, medições de

progresso e previsões. Aborda princípios e técnicas de negociações individuais e em grupo

para lidar com situações de conflito. Aborda os processos relativos à geração, coleta,

disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma

oportuna e adequada. Estes processos são: Planejamento das comunicações, Distribuição das

informações, Relatório de desempenho e Gerenciar as partes interessadas.

 

 

10) : Gestão de Recursos Humanos em Projetos – 20h/a

Ementa: Aborda a identificação, documentação e atribuição das funções, responsabilidades e

seus relacionamentos no projeto. Aborda os processos que organizam e gerenciam a equipe

do projeto: Planejamento de recursos humanos, Contratar ou mobilizar a equipe do projeto,

Desenvolver a equipe do projeto e Gerenciar a equipe do projeto.

 

11) Estratégia Empresarial – 20h/a

Ementa: Planejamento, enfoque sistêmico e a visão estratégica do negócio. Modelos de

mudança. Fatores críticos de sucesso. Cenários de gestão. Modelo das cinco forças. Grupos

estratégicos, estratégias competitivas. Indústrias globais. Cadeia de valor.

 

12) Logística Aplicada a Projetos – 20h/a

Ementa: Seleção de fornecedores; análise de propostas; controle de recebimento; contratos e

modalidades de contratação; a legislação; análise crítica de contratos; subcontratações;

contratos multi-parceiros: consórcios e joint venture; gestão da cadeia de fornecedores.

 

13) Marketing no contexto de Projetos – 20h/a

Ementa: Introdução ao conceito de marketing. A evolução das relações entre empresas e

clientes e a análise do contexto da gestão de projetos. Comportamento do consumidor e

pesquisa de mercado. Segmentação e posicionamento no mercado. Concorrência,

planejamento e estratégias da gestão de marketing.

 

14) Simulação de Projetos – 20h/a

Ementa: Características das famílias de projetos; descrição de suas características,

estabelecendo uma rede padrão genérica para cada tipo; descrição do tratamento específico,

simulando a forma de gestão adequada; desenvolvimento de exemplos de aplicação;

desenvolvimento de projetos sociais; técnicas de simulação dinâmica.

 

15) Auditoria de Projetos – 30h/a

 

16) Didática do Ensino Superior – 20h/a

Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais da atualidade, o aluno da pós-

graduação analisa, de forma sistêmica, os elementos do processo de ensino e aprendizagem;

conhece e elabora instrumentos de fins e meios visando á coer~encia entre as propostas

teóricas e a sua realização.

 

 

17) Metodologia da Pesquisa – 20h/a

Ementa: O método científico e a prática da pesquisa. Função social da pesquisa. Tipos e

características da pesquisa. Instrumentalização metodológica. A construção do projeto de

pesquisa. Relatório de pesquisa. Tipos de pesquisa. Questões fundamentais do planejamento

da pesquisa. Projeto de monografia e artigo científico. As normas da ABNT.

 

18) Trabalho de Conclusão de Curso – 60h/a

Operacionalização de estudos piloto. Coleta de dados. Análise de dados. Redação final dos

trabalhos de pesquisa. Apresentação em público.

MAIS
INFORMAÇÕES