PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE RH E PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Seja bem-vindo a Pós Graduação da Sentido Único!

Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso!

A Melhor Especialização em Lato Sensu em Gestão de RH  e Psicologia Organizacional é na Sentido Único!

Será uma honra tê-lo como nosso aluno!

OBJETIVO

Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.

Público Alvo

Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.

Pré-requisitos

O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticada).

Conteúdo Programático

1) O Indivíduo nas Organizações – 20h/a

Ementa: As bases da construção do individualismo. A desconstrução do indivíduo: sujeito e

inconsciente. Notas sobre a sociedade contemporânea. A importância do indivíduo nas

organizações. A gestão do mal estar nas organizações e as soluções de conflitos.

 

2) Administração de Recursos Humanos – 20h/a

Ementa: Moderna gestão de pessoas, novos conceitos, ferramentas de gestão e estilos de

liderança e sua influência na gestão de pessoas. A gestão de pessoas em um ambiente

dinâmico e competitivo. Planejamento estratégico da gestão de pessoas. Movimentação e

captação de pessoas como estratégia competitiva. Gestão integrada e estratégica de Recursos

Humanos. O futuro na gestão de pessoas.

 

3) Gestão pela Qualidade e Produtividade – 20h/a

Ementa: Aborda os princípios da qualidade total, idealizadores, ferramentas, Normas ISSO,

Prêmio Nacional da Qualidade e responsabilidade social a partir de sistemas utilizados por

diferentes empresas. A produtividade como ferramenta competitiva no cenário empresarial.

 

4) Gestão Estratégica Empresarial -20h/a

Ementa: O paradigma e o cotidiano das organizações contemporâneas. A organização do

futuro/presente e sua razão de ser. Macro/Micro ambiente organizacional. A negociação no

contexto organizacional e o gerenciamento da pluralidade nas empresas. Os sistemas de

gestão empresarial. Aprendizagem organizacional: instrumento de reflexão e ação coletiva.

 

5) Psicologia Social e das Organizações – 30h/a

Ementa: Conceitua trabalho, aspectos econômicos, sociais e a perspectiva psicológica. Busca

uma visão crítica a partir da evolução histórica da relação do homem com o trabalho. A

repercussão e a importância da cultura organizacional na vida do trabalhador.

 

6) Habilidades Gerenciais Básicas – 20h/a

Ementa: As principais questões associadas ao gerenciamento dos diversos processos e

sistemas organizacionais, como foco na melhoria da racionalidade organizacional e na

qualidade do relacionamento humano.

 

7) Desenvolvimento de Pessoas -20h/a

Ementa: A evolução do conceito de treinamento e desenvolvimento para educação continuada.

As organizações de aprendizagem, o desafio de “aprender a aprender” e os conceitos de

talento, competências múltiplas e múltiplas inteligências. Desenvolvimento de pessoas como

estratégia de Gestão e a interação desta atividade com as demais funções do processo de

Gestão de Pessoas. A elaboração de Projetos de Desenvolvimento de Pessoas: suas fases e

procedimentos – diagnóstico, planejamento, execução e acompanhamento/avaliação. A

escolha de métodos e técnicas e o papel do profissional que conduz processos de educação e

desenvolvimento.

 

8) Psicologia Aplicada à Gestão de Pessoas – 30h/a

Ementa: A dinâmica das relações entre os homens e as organizações e os problemas

inerentes a essa relação. A influência das novas formas de acumulação do capital e novas

práticas de gestão na saúde física e mental dos trabalhadores. Psicodinâmica na Gestão de

Pessoas. Prevenção da saúde do trabalhador. Condição X Organização do trabalho. A

importância da atuação dos profissionais de Recursos Humanos junto às equipes

multidisciplinares e interdisciplinares voltadas para a saúde e o desempenho do trabalhador

dentro e fora do mundo das organizações.

 

9) Desenvolvimento e Mudança – 20h/a

 

Ementa: A dinâmica da mudança corporativa (fusões, reorganizações e transformações).

Estuda o gerenciamento da mudança visando o desenvolvimento organizacional e o melhor

desempenho dos indivíduos.

 

10) Direito do Trabalho – 20h/a

Ementa: Estudar o conceito de trabalho para o Direito do Trabalho. O Direito do Trabalho na

Constituição brasileira. Campo de aplicação das normas trabalhistas. Análise da relação

jurídica de trabalho. O estudo do contrato de trabalho e suas decorrentes obrigações. Relações

atípicas de trabalho.

 

11) Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho – 20h/a

Ementa: A importância da prevenção da saúde dos trabalhadores nas organizações. Saúde e

segurança no trabalho considerando aspectos referentes à atenção dada às doenças

ocupacionais, segurança e proteção a partir de uma atuação voltada à prevenção da saúde dos

trabalhadores nas organizações.

 

12) Gestão por Competências – 20h/a

Ementa: Abordagens e ferramentas atualmente utilizadas por algumas empresas no

levantamento das competências e habilidades necessárias para a busca do perfil profissional

ideal estabelecido. Políticas e estratégias adotadas ao recrutar, selecionar e avaliar

desempenhos.

 

13) Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional -30h/a

Ementa: A disciplina pretende chegar a resultados que contribua aos participantes, para que

possam criar em suas empresas, um processo poderoso e viável para desenvolver uma cultura

de pensamento e execução estratégicos e de liderança baseada na aprendizagem e na gestão

do conhecimento.

Pretende-se definir as bases e estabelecer as condições necessárias para facilitar a execução

estratégica e desenvolver a capacidade de aprendizagem organizacional e de gestão do

 

conhecimento da empresa, tentando criar consciência para que os participantes, possam ter

êxito na execução estratégica de suas respectivas unidades de negócio, com base em projetos

específicos, alinhados com a missão e a visão da organização. Orientação para que os

participantes convertam-se em facilitadores da aprendizagem e gestores do conhecimento que

suas equipes de trabalho requerem para que tenham cada vez melhores execuções

estratégicas.

 

14) A Comunicação Verbal na Moderna Gestão – 30h/a

Ementa: Oratória e Comunicação: Oratória; Processo de Comunicação Humana; Comunicação

intrapessoal, Interpessoal, Grupal e em Público.O Orador: o medo de Falar em Público; a força

das palavras; Voz (dicção; ritmo; tons de voz); Postura e gesticulação; Domínio do assunto a

ser exposto pelo orador, o que você precisa saber sobre o público. Comunicação Verbal nas

Reuniões: Habilidade, inspiração, criatividade,entusiasmo, determinação e audição; Outra

reunião? Recursos Visuais: retroprojetor, data show, vídeos, álbum Seriado. Como falar de

improviso: Improviso Inesperado, improviso Planejado. Etiqueta Social: café da manhã

empresarial, almoço de negócios, jantar de recepção, festas e coquetéis. Uso da Tribuna e do

microfone: Postura na tribuna, microfone na tribuna, microfone no Pedestal, microfone na mão,

microfone de lapela. Como Ler em Público: Como ler sentado, como ler em pé. Como preparar

bem uma apresentação em Público: cuidado com as regras, características essenciais a serem

observadas na composição de um discurso, interdependência, proporcionalidade, elucidação e

as partes do discurso.

 

15) Didática do Ensino Superior – 20h/a

Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais da atualidade, o aluno da pós-

graduação analisa, de forma sistêmica, os elementos do processo de ensino e aprendizagem;

conhece e elabora instrumentos de fins e meios visando á coerência entre as propostas

teóricas e a sua realização.

 

16) Metodologia da Pesquisa – 20h/a

Ementa: Ementa: O método científico e a prática da pesquisa. Função social da pesquisa.

Tipos e características da pesquisa. Instrumentalização metodológica. A construção do projeto

 

de pesquisa. Relatório de pesquisa. Tipos de pesquisa. Questões fundamentais do

planejamento da pesquisa. Projeto de monografia e artigo científico. As normas da ABNT.

 

17) Trabalho de Conclusão de Curso – 60h/a

Operacionalização de estudos piloto. Coleta de dados. Análise de dados. Redação final dos

trabalhos de pesquisa. Apresentação em público.

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