PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EDUCACIONAL

Seja bem-vindo a Pós Graduação da Sentido Único!

Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso!

A Melhor Especialização em Lato Sensu em Gestão Educacional é na Sentido Único!

Será uma honra tê-lo como nosso aluno!

OBJETIVO

Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.

Público Alvo

Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.

Pré-requisitos

O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticada).

Conteúdo Programático

1) Gestão de Pessoas nas Organizações Educacionais – 20h/a

Ementa: Gestão de pessoas nas organizações educacionais. O gestor educacional e o papel

de líder nos processos de gestão de pessoas. A excelência na gestão de pessoas.

 

2)  Gestão Financeira nas Organizações Educacionais – 20h/a

Ementa: Ponto de equilíbrio das finanças institucionais. Lucro Líquido: a apuração. Fluxo de

caixa. Soluções de Gestão Financeira.

 

3) Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação –

20h/a

Ementa: Fundamentos da Educação Tecnológica. Teorias Contemporâneas de Aprendizagem

aplicadas às novas tecnologias intelectuais. Tecnologias Digitais. Educação, Informática e

Sociedade. Redes em Educação. Ambientes de Aprendizagem suportados por tecnologias de

comunicação: conceitos, análise de projetos educativos.

 

4) Código de Defesa do Consumidor e a Prestação de Serviços Educacionais –

20h/a

Ementa: A prestação de serviços educacionais e o código de defesa do consumidor. A

cobrança de mensalidades escolares e a obrigação do pagamento. A contratação do serviço

educacional. Estudo do art. 535 do CPC.

 

5)  Ética na Educação – 20h/a

 

 

6) Psicologia da Educação

Ementa: A natureza da psicologia da educação como ciência aplicada. Seu âmbito e sua

relação com a educação no brasil. Princípios psicológicos que explicam e fundamentam o

processo ensino-aprendizagem no contexto da educação brasileira. Compreensão do

educando nos contextos intra e extra-escolar e ações educativas que favorecem o seu

desenvolvimento. Relacionamento interpessoal na escola e na comunidade.

 

7) Gestão Educacional e Pedagógica – 30h/a

Ementa: Conceitos, funções e princípios básicos da gestão educacional e pedagógica. A

função administrativa da unidade escolar e do gestor: contextualização teórica e tendências

atuais. A dimensão pedagógica do cotidiano das organizações educacionais e o papel do

gestor educacional. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico,

o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da

 

escola. Escola, gestão e projeto político da escola. A organização do trabalho escolar:

linguagem, tempo, espaço. Indivíduo e Organização.

 

8) Qualidade e Marketing Educacional – 30h/a

Ementa: O que é Marketing. O mercado e o cliente. Marketing de relacionamento. O contexto

de mercado das instituições educacionais na atualidade. Elaborando um Plano de marketing

eficaz.

 

9) Legislação e Políticas Educacionais – 30h/a

Ementa: Aspectos históricos da legislação educacional. As reformas educacionais no contexto

atual e suas implicações na estrutura e funcionamento do ensino e na organização do trabalho

docente. Análise da legislação educacional e suas implicações nas organizações de ensino e

no contexto: aluno x

instituição.

 

 

10) Fundamentos Sociológicos da Educação – 20h/a

Ementa: O contexto do surgimento da sociologia. Durkheim e a formação de uma maneira

funcional de interpretar as relações entre educação e demais instâncias da vida social. A

sociologia da educação na primeira metade do século XX. Os estudos sobre educação após a

segunda guerra mundial. A “crítica radical” dos anos 70 – educação e reprodução social. A

influência do marxismo no pensamento educacional. Influências gramscianas. A “crise dos

paradigmas” das ciências sociais e os estudos sobre educação: modelos microssociológicos e

etnográficos. Abordagens weberianas em sociologia da educação.

 

11) Educação Brasileira – 30h/a

Ementa: A constituição do sistema nacional de ensino e a relação entre Estado e Educação.

Persistências e mudanças na estrutura e no funcionamento do ensino no Brasil: as relações

entre público e privado, centralização e descentralização, ensino laico e ensino confessional,

formação geral e formação profissional. A LDB (Lei 9394/96): avanços e recuos no processo de

profissionalização do campo pedagógico e de universalização do ensino. As idéias

pedagógicas no final do século XIX. O pensamento educacional nas décadas de 20, 30 e 40.

As novas tendências pedagógicas na segunda metade do século XX.

 

12) Métodos de Avaliações Institucionais -– 30h/a

Ementa: A disciplina dispõe a analisar as diferentes abordagens teórico-práticas de avaliação

nos âmbitos curricular, institucional e docente. Avaliação institucional como procedimento de

avaliação interna (auto avaliação) e externa (políticas públicas de avaliação). Análise de

“modelos” avaliativos aplicados à Educação Básica e à Educação Superior no país. Avaliação

de profissionais e eventos: objetivos e instrumentos. Avaliação da aprendizagem como

realimentação das etapas do processo de ensino aprendizagem. Planejamento e Gestão das

Instituições de Ensino.

 

 

 

13) A Comunicação Verbal na Moderna Gestão – 20h/a

Ementa: Oratória e Comunicação: Oratória; Processo de Comunicação Humana; Comunicação

intrapessoal, Interpessoal, Grupal e em Público. O Orador: o medo de Falar em Público; a força

das palavras; Voz (dicção; ritmo; tons de voz); Postura e gesticulação; Domínio do assunto a

ser exposto pelo orador, o que você precisa saber sobre o público. Comunicação Verbal nas

Reuniões: Habilidade, inspiração, criatividade, entusiasmo, determinação e audição; Outra

reunião? Recursos Visuais: retroprojetor, data show, vídeos, álbum Seriado. Como falar de

improviso: Improviso Inesperado, improviso Planejado. Etiqueta Social: café da manhã

empresarial, almoço de negócios, jantar de recepção, festas e coquetéis. Uso da Tribuna e do

microfone: Postura na tribuna, microfone na tribuna, microfone no Pedestal, microfone na mão,

microfone de lapela. Como Ler em Público: Como ler sentado, como ler em pé. Como preparar

bem uma apresentação em Público: cuidado com as regras, características essenciais a serem

observadas na composição de um discurso, interdependência, proporcionalidade, elucidação e

as partes do discurso.

 

14) Didática do Ensino Superior – 20h/a

Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais da atualidade, o aluno da pós-

graduação analisa, de forma sistêmica, os elementos do processo de ensino e aprendizagem;

conhece e elabora instrumentos de fins e meios visando á coer~encia entre as propostas

teóricas e a sua realização.

 

15) Metodologia da Pesquisa – 20h/a

Ementa: O método científico e a prática da pesquisa. Função social da pesquisa. Tipos e

características da pesquisa. Instrumentalização metodológica. A construção do projeto de

pesquisa. Relatório de pesquisa. Tipos de pesquisa. Questões fundamentais do planejamento

da pesquisa. Projeto de monografia e artigo científico. As normas da ABNT.

 

16) Trabalho de Conclusão de Curso – 60h/a

Operacionalização de estudos piloto. Coleta de dados. Análise de dados. Redação final dos

trabalhos de pesquisa. Apresentação em público.

MAIS
INFORMAÇÕES