PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR, SUPERVISÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Seja bem-vindo a Pós Graduação da Sentido Único!

Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso!

A Melhor Especialização em Lato Sensu em Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação Pedagógica é na Sentido Único!

Será uma honra tê-lo como nosso aluno!

OBJETIVO

Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.

Público Alvo

Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.

Pré-requisitos

O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticada).

Conteúdo Programático

1) Didática do Ensino Superior – 20h/aula

Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais da atualidade, o aluno da pós-

graduação analisa, de forma sistêmica, os elementos do processo de ensino e aprendizagem;

conhece e elabora instrumentos de fins e meios visando à coerência entre as propostas

teóricas e a sua realização.

 

2) Fundamentos Sociológicos da Educação – 20h/aula

Ementa: O contexto do surgimento da sociologia. Durkheim e a formação de uma maneira

funcional de interpretar as relações entre educação e demais instâncias da vida social. A

sociologia da educação na primeira metade do século XX. Os estudos sobre educação após a

segunda guerra mundial. A “crítica radical” dos anos 70 – educação e reprodução social. A

influência do marxismo no pensamento educacional. Influências gramscianas. A “crise dos

paradigmas” das ciências sociais e os estudos sobre educação: modelos micros sociológicos e

etnográficos. Abordagens weberianas em sociologia da educação.

 

3) Políticas na Educação –20h/aula

Ementa: Organização da educação brasileira: competências e políticas de gestão da União,

Estados e Municípios e seus respectivos sistemas de ensino. Políticas educacionais no Brasil.

Legislação da educação básica: níveis, modalidades, competências e normatizações.

Financiamento da educação.

 

4) Gestão na Educação – 30h/aula

Ementa: Concepções de gestão educacional. Formação e carreira do professor. Criação,

autorização e recredenciamento de instituições de educação profissional e tecnológica. Gestão

de pessoas. Rotinas administrativas, documentação escolar, gestão financeira, entidades

associativas. Métodos de gestão da escola. O ambiente de trabalho. Relações interpessoais.

Função das equipes nas instituições escolares.

 

5) Gestão Educacional e Pedagógica – 30h/aula

Ementa: Conceitos, funções e princípios básicos da gestão educacional e pedagógica. A

função administrativa da unidade escolar e do gestor: contextualização teórica e tendências

atuais. A dimensão pedagógica do cotidiano das organizações educacionais e o papel do

gestor educacional. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico,

o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da

escola. Escola, gestão e projeto político da escola. A organização do trabalho escolar:

linguagem, tempo, espaço. Indivíduo e Organização.

 

6) Educação Brasileira – 30h/aula

Ementa: A constituição do sistema nacional de ensino e a relação entre Estado e Educação.

Persistências e mudanças na estrutura e no funcionamento do ensino no Brasil: as relações

 

entre público e privado, centralização e descentralização, ensino laico e ensino confessional,

formação geral e formação profissional. A LDB (Lei 9394/96): avanços e recuos no processo de

profissionalização do campo pedagógico e de universalização do ensino. As idéias

pedagógicas no final do século XIX. O pensamento educacional nas décadas de 20, 30 e 40.

As novas tendências pedagógicas na segunda metade do século XX.

 

7) Gestão do Conhecimento – 30h/aula

Ementa: Conhecimento. Sociedade do conhecimento. Modelos atuais de gestão nas

organizações do conhecimento. Gestão do conhecimento. Práticas de gestão interligadas com

a gestão do conhecimento. Conhecimento estratégico. Gestão do conhecimento estratégico.

Tecnologias de informação aplicadas a Gestão do Conhecimento. Práticas de gestão que

processam e tratam da informação e conhecimento. Uso da tecnologia da informação na

disseminação do conhecimento. Gerenciamento eletrônico de documentos. Gerenciamento

eletrônico de conhecimento. Certificação Digital.

 

8) Psicologia Social nas Organizações – 20h/aula

Ementa: Conhecer o histórico, caracterização e fundamentação teórica da Psicologia Social

das Organizações. Conceitos gerais de psicologia social, psicologia institucional e

comportamento organizacional, bem como aspectos individuais (valores, atitudes, percepção e

aprendizagem) no contexto dessa corrente de estudo.

 

9) Legislação Educacional – 30h/aula

Ementa: O contexto social, político e econômico brasileiro e a educação. Ordenamento jurídico

da educação brasileira. A educação nacional: diretrizes gerais e organização. A educação

básica no contexto da educação nacional. A educação infantil, o ensino fundamental e o ensino

médio como etapas da educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e

suas implicações no contexto escolar, no que respeita aos conteúdos do Programa.

 

10) Gestão Escolar I – 20h/aula

Ementa: Concepção da formação e exercício legal da função do Pedagogo no ambiente

escolar como ação integradora. A evolução histórica da direção escolar, supervisão escolar e

orientação educacional. O conceito social, político e econômico que determina a função do

pedagogo escolar. Projeto Pedagógico: a autonomia construída no cotidiano da escola.

 

11) Planejamento Educacional e Projeto Pedagógico – 30h/aula

Ementa: Conceituação de planejamento nos diferentes enfoques. Histórico do planejamento. O

papel do Estado no planejamento: fatores econômicos, sociais e o planejamento da Educação.

Elaboração, execução, controle e avaliação do plano educacional. Legislação educacional.

Planejamento educacional. Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Plano de Desenvolvimento

Institucional (PDI): perfil institucional, missão, valores, objetivos e metas, organização

acadêmica e administrativa, corpo docente e discente, auto-avaliação institucional,

demonstrativo da capacidade financeira, infra-estrutura. Projeto Pedagógico de Curso:

Objetivos, Perfil do Egresso, Matriz curricular, Corpo Docente e DCNs.

 

12) Gestão Escolar II – 20h/aula

 

Ementa: Os processos educativos nas instituições não escolares: no setor produtivo, nos

movimentos sociais e nas entidades da sociedade civil no contexto brasileiro contemporâneo.

O papel do pedagogo na articulação do conhecimento e das ações no âmbito da sociedade

civil organizada. A organização da práxis pedagógica na educação não escolar, na perspectiva

do trabalho como principio educativo.

 

13) Comunicação e Tecnologias Aplicadas à Educação – 20h/aula

Ementa: Meios de comunicação de massa: conceitos fundamentais. Mídia e educação:

histórico, situação atual e perspectivas. Análise críticas e tendências relacionadas à tecnologia

emergentes. A era da tecnologia e a introdução do computador na escola. Capacitação de

recursos humanos para a utilização dos recursos dos MCM.

 

14) Avaliação Institucional – 20h/aula

Ementa: Perspectivas da avaliação institucional: do neoconservadorismo ao autoconhecimento

para a tomada de decisão. Metodologia para avaliação institucional: possibilidades e práticas.

 

15) : Metodologia do Trabalho Científico – 20h/aula

Ementa: O método científico e a prática da pesquisa. Função social da pesquisa. Tipos e

características da pesquisa. Instrumentalização metodológica. A construção do projeto de

pesquisa. Relatório de pesquisa. Tipos de pesquisa jurídica. Questões fundamentais do

planejamento da pesquisa. Projeto de monografia e artigo científico. As normas da ABNT.

 

16) Trabalho de Conclusão de Curso – 60h/aula

Ementa: Operacionalização de estudos piloto. Coleta de dados. Análise de dados. Redação

final dos trabalhos de pesquisa. Apresentação em público.

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