PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU ,EM GESTÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA.

Seja bem-vindo a Pós Graduação da Sentido Único!

Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso!

A Melhor Especialização em Lato Sensu em Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação Pedagógica é na Sentido Único!

Será uma honra tê-lo como nosso aluno!

OBJETIVO

Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.

Público Alvo

Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.

Pré-requisitos

O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticada).

Conteúdo Programático

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR, SUPERVISÃO E COORDENAÇÃO ESCOLAR

Matriz Curricular:

 

  • Didática do Ensino Superior – 20h/aula

Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais da atualidade, o aluno da pós-graduação analisa, de forma sistêmica, os elementos do processo de ensino e aprendizagem; conhece e elabora instrumentos de fins e meios visando à coerência entre as propostas teóricas e a sua realização.

  • A Comunicação Verbal– 20h/a

Ementa: Oratória e Comunicação: Oratória; Processo de Comunicação Humana; Comunicação intrapessoal, Interpessoal, Grupal e em Público. O Orador: o medo de Falar em Público; a força das palavras; Voz (dicção; ritmo; tons de voz); Postura e gesticulação; Domínio do assunto a ser exposto pelo orador, o que você precisa saber sobre o público. Comunicação Verbal nas Reuniões: Habilidade, inspiração, criatividade, entusiasmo, determinação e audição; Outra reunião? Recursos Visuais: retroprojetor, data show, vídeos, álbum Seriado. Como falar de improviso: Improviso Inesperado, improviso Planejado. Etiqueta Social: café da manhã empresarial, almoço de negócios, jantar de recepção, festas e coquetéis. Uso da Tribuna e do microfone: Postura na tribuna, microfone na tribuna, microfone no Pedestal, microfone na mão, microfone de lapela. Como Ler em Público: Como ler sentado, como ler em pé. Como preparar bem uma apresentação em Público: cuidado com as regras, características essenciais a serem observadas na composição de um discurso, interdependência, proporcionalidade, elucidação e as partes do discurso.

 

  • Fundamentos Sociológicos da Educação – 20h/aula

Ementa: O contexto do surgimento da sociologia. Durkheim e a formação de uma maneira funcional de interpretar as relações entre educação e demais instâncias da vida social. A sociologia da educação na primeira metade do século XX. Os estudos sobre educação após a segunda guerra mundial. A “crítica radical” dos anos 70 – educação e reprodução social. A influência do marxismo no pensamento educacional. Influências gramscianas. A “crise dos paradigmas” das ciências sociais e os estudos sobre educação: modelos micros sociológicos e etnográficos. Abordagens weberianas em sociologia da educação.

 

  • Políticas na Educação –20h/aula

Ementa: Organização da educação brasileira: competências e políticas de gestão da União, Estados e Municípios e seus respectivos sistemas de ensino.  Políticas educacionais no Brasil. Legislação da educação básica: níveis, modalidades, competências e normatizações.  Financiamento da educação.

 

  • Princípios e Fundamentos da Gestão – 20h/aula

Ementa:

 

  • Gestão Educacional e Pedagógica – 20h/aula

Ementa: Conceitos, funções e princípios básicos da gestão educacional e pedagógica. A função administrativa da unidade escolar e do gestor: contextualização teórica e tendências atuais. A dimensão pedagógica do cotidiano das organizações educacionais e o papel do gestor educacional. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico, o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da escola. A organização do trabalho escolar: linguagem, tempo, espaço. Indivíduo e Organização.

 

  • Educação Brasileira – 20h/aula

Ementa: A constituição do sistema nacional de ensino e a relação entre Estado e Educação. Persistências e mudanças na estrutura e no funcionamento do ensino no Brasil: as relações entre público e privado, centralização e descentralização, ensino laico e ensino confessional, formação geral e formação profissional. A LDB (Lei 9394/96): avanços e recuos no processo de profissionalização do campo pedagógico e de universalização do ensino. As idéias pedagógicas no final do século XIX. O pensamento educacional nas décadas de 20, 30 e 40. As novas tendências pedagógicas na segunda metade do século XX.

 

  • Gestão do Conhecimento – 20h/aula

Ementa: Conhecimento. Sociedade do conhecimento. Modelos atuais de gestão nas organizações do conhecimento. Gestão do conhecimento. Práticas de gestão interligadas com a gestão do conhecimento. Conhecimento estratégico. Gestão do conhecimento estratégico. Tecnologias de informação aplicadas a Gestão do Conhecimento. Práticas de gestão que processam e tratam da informação e conhecimento. Uso da tecnologia da informação na disseminação do conhecimento. Gerenciamento eletrônico de documentos. Gerenciamento eletrônico de conhecimento. Certificação Digital.

 

  • Psicologia Social nas Organizações – 20h/aula

Ementa: Conhecer o histórico, caracterização e fundamentação teórica da Psicologia Social das Organizações. Conceitos gerais de psicologia social, psicologia institucional e comportamento organizacional, bem como aspectos individuais (valores, atitudes, percepção e aprendizagem) no contexto dessa corrente de estudo.

 

  • Gestão e Supervisão da Escolar Inclusiva – 20h/aula

Ementa: Concepção de educação especial e educação inclusiva. Aspectos históricos e evolução da educação especial/inclusiva. Considerações sobre o conceito de deficiência e suas implicações na aprendizagem. Fundamentos legais da educação da pessoa com deficiência.  Supervisão das ações organizacionais da escola inclusiva. Atendimento Educacional Especializado

 

  • Gestão e Supervisão das Atividades Pedagógicas na Escola– 20h/aula

Ementa: A FunçãoSupervisora numa Perspectiva Histórica. Gestão Escolar: possibilidades de uma Supervisão Democrática. A Supervisão e o Desenvolvimento Profissional do Professor. A Formação de Professores para a Mudança: papel da supervisão. A Ação Supervisora e os Paradígmas da Avaliação. A Supervisão Escolar na Atualidade.

 

  • Legislação Educacional – 20h/aula

Ementa: O contexto social, político e econômico brasileiro e a educação. Ordenamento jurídico da educação brasileira. A educação nacional: diretrizes gerais e organização. A educação básica no contexto da educação nacional. A educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio como etapas da educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas implicações no contexto escolar, no que respeita aos conteúdos do Programa.

 

  • Gestão Escolar I – 20h/aula

Ementa: Concepção da formação e exercício legal da função do Pedagogo no ambiente escolar como ação integradora. A evolução histórica da direção escolar, supervisão escolar e orientação educacional. O conceito social, político e econômico que determina a função do pedagogo escolar. Projeto Político Pedagógico: a autonomia construída no cotidiano da escola.

 

  • Planejamento Educacional e Projeto Pedagógico – 20h/aula

Ementa: Conceituação de planejamento nos diferentes enfoques. Histórico do planejamento. O papel do Estado no planejamento: fatores econômicos, sociais e o planejamento da Educação. Elaboração, execução, controle e avaliação do plano educacional. Legislação educacional. Planejamento educacional. Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): perfil institucional, missão, valores, objetivos e metas, organização acadêmica e administrativa, corpo docente e discente, auto-avaliação institucional, demonstrativo da capacidade financeira, infra-estrutura. Projeto Pedagógico de Curso: Objetivos, Perfil do Egresso, Matriz curricular, Corpo Docente e DCNs.

 

  • Gestão Escolar II – 20h/aula

Ementa: Os processos educativos nas instituições não escolares: no setor produtivo, nos movimentos sociais e nas entidades da sociedade civil no contexto brasileiro contemporâneo. O papel do pedagogo na articulação do conhecimento e das ações no âmbito da sociedade civil organizada. A organização da práxis pedagógica na educação não escolar, na perspectiva do trabalho como principio educativo.

 

  • Avaliação Institucional – 20h/aula

Ementa: Perspectivas da avaliação institucional: do neoconservadorismo ao autoconhecimento para a tomada de decisão. Metodologia para avaliação institucional: possibilidades e práticas.

 

  • Metodologia do Trabalho Científico – 20h/aula

Ementa: O método científico e a prática da pesquisa. Função social da pesquisa. Tipos e características da pesquisa. Instrumentalização metodológica. A construção do projeto de pesquisa. Relatório de pesquisa. Tipos de pesquisa jurídica. Questões fundamentais do planejamento da pesquisa. Projeto de monografia e artigo científico. As normas da ABNT.

  • Trabalho de Conclusão de Curso – 60h/aula

Ementa: Operacionalização de estudos piloto. Coleta de dados. Análise de dados. Redação final dos trabalhos de pesquisa. Apresentação em público.

 

Corpo Docente:

– Luiza Simões

– Daniele Gruska

– Izabel Janaina

– Nazareno Ribeiro

– Alexandre Lima

– Emanuel Ramos

– Alexandra Pedrosa

– Adriana Borges

– Paulo Vinicius

– Lidiane Mendes

– Juliana Brito

– Suelene Oliveira

– Juliana Linhares

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