PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Seja bem-vindo a Pós Graduação da Sentido Único!

Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso!

A Melhor Especialização em Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva é na Sentido Único!

Será uma honra tê-lo como nosso aluno!

OBJETIVO

Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.

Público Alvo

Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.

Pré-requisitos

O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticad

Conteúdo Programático

Didática do Ensino Superior – 20h/a

Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais da atualidade,

o aluno da pós-graduação analisa, de forma sistêmica, os elementos do

processo de ensino e aprendizagem; conhece e elabora instrumentos de fins e

meios visando à coerência entre as propostas teóricas e a sua realização.

 

Gestão do Conhecimento e de Pessoas – 20h/a

Ementa: O papel do educador mediante ao contexto que está inserido, sua

inter-relação com demais profissionais e o desenvolvimento da liderança dentro

e fora da sala de aula.

 

Estágio Supervisionado – 20h/a

Ementa: O Estágio Supervisionado tem como função essencial ser gerenciador

de todas as atividades e atos concernentes ao estágio, seus método e técnicas

específicas e pólo sustentador das relações comunidade.

 

Métodos e Técnicas de Pesquisa – 20h/a

Ementa: Estudo dos métodos científicos. Projeto de pesquisa. Planejamento.

Obtenção dos dados e sua análise. Estrutura e redação das comunicações

científicas. A ética na pesquisa científica. Como os coautores e os revisores

podem auxiliar na publicação.

 

Políticas Públicas em Educação Inclusiva e Especial – 20h/a

Ementa: Conceito de Política e Análise Histórica utilizando os diferentes

padrões de Política Educacional para o Portador de Necessidade Educativa

Especial a Políticas locais e educacionais de atendimento a pessoa portadora

de necessidades especiais.

 

Introdução à Libras – 20h/a

Ementa: Caracterização da trajetória histórica da comunicação e linguagem da

pessoa com surdez desde Idade Antiga a atualidade. Reflexão em relação à

importância da LIBRAS para o desenvolvimento da autoestima e o aprendizado

dos surdos. A valorização da LIBRAS como a língua natural da comunidade

surda.

 

Ciências Neurológicas – 20h/a

Ementa: Estudo do desenvolvimento humano tendo em vista os aspectos bio-

psicosociais. A relação existente entre crescimento, maturação e

desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade.

 

Educação e Avaliação das Necessidades Especiais nos Transtornos

 

Globais de Desenvolvimento – TGD – 20h/a

Ementa: Estudo do Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)

caracterizam-se pelo comprometimento da interação social, pelo uso

estereotipado e repetitivo da linguagem e pela presença de comportamentos

repetitivos com interesses restritos. Perturbações Mentais. “Autismo. Síndrome

de Rett. Síndrome de Asperger.”

 

Motivação e Aprendizagem: Metodologia de Ensino – 20h/a

Ementa: Estratégias de aprendizagem e motivação influenciam a qualidade

motivacional dos sujeitos para aprender. Conhecer o perfil estratégico de

professores e alunos para entender as necessidades específicas e construir

com informações relevantes tanto para o aprimoramento profissional quanto

para a formação de cidadãos estratégicos.

 

Educação Especial e Tecnologia – 20h/a

Ementa: As tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como fator de

inclusão social. Estudo dos recursos tecnológicos de apoio ao processo ensino-

aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais. As

tecnologias assistivas, o software educativo e a internet como meio de inclusão

social e escolar.

 

Psicologia do Desenvolvimento – 20h/a

Ementa: Compreender a atuação do psicólogo escolar/educacional na inclusão

de pessoas com deficiências e/ou necessidades educacionais especiais nas

salas regulares de ensino, sobre a educação inclusiva, como surgiu e como se

da o processo, e contextualizar a atuação do profissional de psicologia na

concretização da inclusão. O psicólogo escolar pode contribuir

significativamente para transformação do espaço escolar em espaço inclusivo

sobre a pessoa com deficiência, como também compreender seu processo de

escolarização e de desenvolvimento.

 

O Currículo e a Educação Especial – 20h/a

Ementa: Adaptações Curriculares na Educação Inclusiva no Brasil e o direito

do aluno com necessidades especiais garanta seu direito à educação e assim

integrar-se socialmente, através de alterações a serem efetuadas no currículo

escolar.

 

Projeto Político Pedagógico e Atenção a Diversidade – 20h/a

Ementa: Pressupostos da gestão escolar inclusiva sob diferentes enfoques o

papel da escola e da família a partir da fundamentação filosófica afirmativa da

concepção da educação especial. A eficácia do ensino inclusivo e a ação do

gestor. A construção democrática de um Projeto Político Pedagógico de

 

Educação Escolar Inclusiva. Adaptação curricular com vistas ao atendimento

ao P.N.E.

 

Fundamentos da Educação Especial – 20h/a

Ementa: Estudo dos fundamentos legais da política de educação inclusiva, a

partir da compreensão das transformações históricas da Educação Especial,

com vistas à construção de uma prática pedagógica/educacional inclusiva –

favorecedora do acesso, permanência e sucesso do aluno com necessidades

educativas especiais – sustentadas em princípios éticos e na aceitação da

diversidade humana, em seus aspectos sociais, culturais e pessoais.

 

Atendimento Profilático Terapêutico à Família – 20h/a

Ementa: Conhecimento sobre a história da família, bem como sua evolução até

a família pós-moderna. Reflexão sobre a função social da família e seu

conceito. Caracterização da representação social da deficiência assim como

suas implicações no atendimento familiar. Explicitação dos conhecimentos

sobre os processos psicológicos que incidem à família da pessoa com

deficiência. Família e aprendizagem, família e escola. Reflexão sobre os

conflitos vivenciados pela família durante o processo de inclusão escolar.

 

Primeiros Socorros em Ambiente Escolar – 20h/a

Ementa: Perfil epidemiológico das urgências e emergências. Modalidades,

competência e atribuições no atendimento às urgências e emergências:

aspectos éticos e legais. Situações de risco. Importância da prevenção de

acidentes. Atendimento pré-hospitalar básico nas emergências traumáticas e

não traumáticas. Ferimentos. Choque. Hemorragia. Cinemática do trauma.

Emergências clínicas mais comuns.

 

Sociedade e Acessibilidade – 20h/a

Ementa: Exercer atividades, educação e investimento social para a promoção

da defesa dos direitos de pessoas portadoras de necessidades especiais,

deficientes físicos, crianças e adolescentes para o desenvolvimento humano,

conduzindo pela promoção da assistência social, da ética, da paz, da

cidadania, da democracia, da luta contra a discriminação, sexual, étnica e

racial.

As Linguagens Artísticas: Como Contribuição no Desenvolvimento das

 

Pessoas com Necessidades Especiais – 20h/a

Ementa: O caráter teórico-prático das diferentes linguagens corporais e

artísticas na Educação e sua contribuição para o desenvolvimento das

múltiplas competências do educando e da formação para a cidadania. Os

aspectos relacionados à conceituação, evolução, dimensões antropológicas,

psicológicas e sociais da arte e do movimento na educação, no contexto da

cultura nacional e universal.

 

 

Educação Inclusiva na Deficiência Auditiva e Surdez – 20h/a

Ementa: Esta disciplina tem como pretensão levar conhecimentos sobre a

postura do professor da classe comum, as diferenças na aprendizagem de

alunos com deficiência auditiva ou surdez e, estratégias de ensino na

perspectiva da Educação Inclusiva.

 

Educação Inclusiva na Deficiência Intelectual – 20h/a

Ementa: Trajetória histórica da deficiência intelectual. Conceito. Currículo

Natural Funcional. Legislação. Família. Autismo. Atividades de vida diária e

prática. Comunicação Alternativa.

 

Educação Inclusiva na Sociedade à Diversidade – 20h/a

Ementa: Noções gerais sobre as várias e mais importantes deficiências que

auxiliarão o profissional no diagnóstico e implementação do processo de

inclusão das pessoas com necessidades especiais, evitando estigmas ou

mecanismos de exclusão diante de dificuldades sociais.

 

Educação Inclusiva na deficiência Visual: Cegueira e Baixa Visão – 20h/a

Ementa: Conduta interdisciplinar na avaliação pessoas com deficiência visual

de forma a oferecer subsídios ao aluno para avaliar e atuar na capacitação das

mesmas que apresentam essa deficiência. Desenvolver o raciocínio clínico do

aluno considerando a queixa da família. Alencar a necessidade de pronto

atendimento e usos de recursos de tecnologia assistiva, orientações,

esclarecimentos e encaminhamentos.

 

Educação Inclusiva na Superdotação – 20h/a

Ementa: Elencar os educadores e sociedade, diferenciar mitos de realidade,

referente a alunos superdotados mostrando estratégias de inclusão permitindo

este aluno se auto-reconhecer e se aceitar como diferente aumentando a

produção científica e os pesquisadores na área de altas habilidades e inclusão.

Educação Inclusiva na Deficiência Física e Mobilidade Reduzida – 20h/a

Ementa: Caracterização dos alunos. Conceitos oficiais. Alternativas de ensino a

partir da identificação de necessidades educacionais especiais. Atendimento

educacional especializado para as áreas da deficiência física e intelectual.

Ajudas técnicas: recursos para comunicação alternativa e recursos

pedagógicos adaptados. Contribuições da perspectiva Histórico-Cultural.

Funções psicológicas Superiores. Identificação de habilidades, dificuldades e

necessidades dos alunos com deficiência física e intelectual. Acessibilidade na

mobilidade, na comunicação e na aprendizagem. Acessibilidade na arquitetura

e nos recursos didático-pedagógicos. identificação e implementação de

recursos pedagógicos necessários à superação das barreiras de acesso e

aprendizagem dos alunos com deficiência física, na escola comum, tendo como

 

base a Tecnologia Assistiva; Atendimento de necessidades específicas do

aluno com deficiência física e intelectual, por meio do AEE.

 

Gestão em Educação Inclusiva Especial – 20h/a

Ementa: Fundamentação teórica sobre a investigação e ação como estratégia

de atuação que pode desencadear profissionais mais reflexivos, mais

intervenientes nos contextos em que se inserem e desencadeadores de

práticas pertinentes, oportunas e adaptadas às situações com as quais

trabalham, para chegar à explicitação de um modelo de atuação que usa a

investigação e ação em práticas de educação inclusiva.

 

Projetos de Inclusão: Casos de Sucesso – 20h/a

Ementa: Fundamentar as diferentes formas de inclusão possíveis, desde a

inclusão de pessoas com paralisia cerebral e síndrome de down até a inclusão

digital. Também apresenta o relato de casos de sucesso para que através de

sua leitura as pessoas percebam que é possível a inclusão e para que saibam

como trabalhar com ela.

 

Planejamento e Práticas Pedagógicas Inclusiva – 20h/a

Ementa: Panorama geral do atendimento ao aluno com necessidades

educativas especiais. Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva:

modelos de atendimento, paradigmas: educação especializada; integração ;

inclusão. Valorizar as diversidades culturais e linguísticas na promoção da

Educação Inclusiva. Legislação. Brasileira: o contexto atual. Acessibilidade à

escola e ao currículo. Adaptações curriculares

 

Tecnologia Assistiva – 20h/a

Ementa: Descrição do conceito de Tecnologia Assistiva. Explicitação sobre a

origem da Tecnologia Assistiva. Discussão sobre os objetivos da Tecnologia

Assistiva. Caracterização das categorias de Tecnologia Assistiva. Orientação

sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação.

Comunicação alternativa. Inclusão digital.

 

Pesquisa e Produção Científica – 20h/a

Ementa: Elaboração da Pesquisa. Conceito, tipos de pesquisa, métodos gerais

e específicos, sua realização e comunicação de seus resultados, confecção de

fichamentos, relatórios, resenhas e artigos e outros trabalhos científicos; o

projeto de pesquisa e suas fases. Apresentação do TCC.

 

Metodologia do Trabalho Científico – 20h/a

Ementa: O método científico e a prática da pesquisa. Função social da

pesquisa. Tipos e características da pesquisa. Instrumentalização

o do projeto de pesquisa. Relatório de pesquisa.

Tipos de pesquisa jurídica. Questões fundamentais do planejamento da

pesquisa. Projeto de monografia e artigo científico. As normas da ABNT.

 

Trabalho de Conclusão de Curso – 60h/a

Ementa: Operacionalização de estudos piloto. Coleta de dados. Análise de

dados. Redação final dos trabalhos de pesquisa. Apresentação em público.

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