PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MARKETING ORGANIZACIONAL

Seja bem-vindo a Pós Graduação da Sentido Único!

Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso!

A Melhor Especialização em Lato Sensu em Marketing Organizacional é na Sentido Único!

Será uma honra tê-lo como nosso aluno!

OBJETIVO

Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.

Público Alvo

Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.

Pré-requisitos

O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticada).

Conteúdo Programático

1) INDICADORES SÓCIOECONÔMICOS PARA TOMADA DE DECISÕES EM MARKETING – 20/a

Ementa: Principais agregados sócios econômicos; acompanhamento dos agregados

econômicos como rotina administrativa da gestão de empresas; utilização dos indicadores

econômicos financeiros no processo decisório das empresas; análise dos elementos do

Balanço de Pagamentos; dívida pública, inflação, juros, câmbio: implicações no âmbito da

gestão das empresas; economia brasileira no contexto mundial atual; políticas governamentais

e planos econômicos: efeitos no âmbito da gestão das empresas; cenário econômico atual:

efeitos sobre o investimento e perspectivas; competitividade (empresas e setores);

comportamento das importações e exportações em setores selecionados; características das

empresas multinacionais e transnacionais; reestruturação produtiva; formação de blocos

econômicos: implicações no âmbito da gestão e da competitividade das empresas.

 

2) FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA – 20/a

Ementa: Evolução do pensamento em Administração e princípios da Administração; funções

do administrador; estrutura organizacional; o funcionamento concreto da gestão empresarial;

economia da empresa; a empresa em funcionamento; reestruturação produtiva e mudanças

organizacionais; estudos de caso.

 

3)  FUNDAMENTOS DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL –  20h/a

Ementa: Fundamentos do planejamento estratégico empresarial; estratégia competitiva e

vantagem competitiva; noção de indústria ou setor; forças competitivas na indústria; estratégias

competitivas genéricas; construção da vantagem competitiva: a cadeia e o sistema de valor;

fatores críticos de sucesso; análise da concorrência: movimentos competitivos.

 

4)  FUNDAMENTOS DE MARKETING – 20h/a

Ementa: Empresa – um sistema organizacional; o que é marketing; análise, adaptação,

ativação, avaliação; evolução do pensamento em marketing; o espaço da função marketing na

estrutura da empresa; pesquisa de mercado; produto e seus componentes: do design à

embalagem e à marca; preço; composto promocional: promoção de vendas, propaganda,

publicidade; segmentação de mercado; distribuição; as diversas etapas do posicionamento em

marketing; estudos de caso; desenvolvimento de um projeto para lançamento/divulgação de

um produto.

 

5) COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ORGANIZACIONAL –  20ha

Ementa: Definição da compra organizacional; As diferenças entre o mercado organizacional e o

de varejo; Situações de compra; Tipologia do cliente; Papéis do cliente; Participantes do

processo de compra organizacional; Fatores que influenciam o comportamento do consumidor;

Processo de compra no mercado organizacional; Seleção de Fornecedores.

 

6) MARKETING INDUSTRIAL – 20h/a

Ementa: Marketing Industrial: introdução e conceitos; Análise de oportunidades e

planejamento: pesquisa, comportamento do comprador industrial, segmentação de mercado e

 

planejamento; Mix de Marketing e Mix de Comunicação: as ferramentas do composto de

marketing e comunicação aplicada ao mercado industrial; Conceitos de posicionamento de

marketing e de comunicação: como se posicionar na mente do consumidor destacando-se da

concorrência; Plano de Marketing: como definir objetivos e traçar um plano de marketing para

alcançá-los.

 

7) MARKETING DE SERVIÇOS – 30h/a

Ementa: Tipos e características dos serviços; Impacto do macroambiente sobre serviços;

Implicação das características dos serviços nos programas de Marketing; Estratégias de

Marketing de Serviços; Administração da Diferenciação; Administração da Qualidade;

Administração da Produtividade; Marketing de Relacionamento; Marketing Pessoal; Composto

de marketing aplicados à empresas de serviços; Configuração do serviço; Distribuição;

Promoção; Preço; Qualidade em Serviços; Qualidade percebida; Ciclo de cliente; Avaliação da

qualidade em serviços; Plano de marketing para empresas de serviços; Oportunidades de

mercado; Etapas de um plano de Marketing; Organização e controle de Marketing.

 

8) DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – 20 h/a

Ementa: Classificação dos produtos. Mecanismos de compra. Mapa de valor do cliente.

Estratégias de desenvolvimento de produtos. Funil de decisões. Fases de desenvolvimento de

produtos. Ciclo Evolucionário do Produto (CEP) Análise do ciclo de vida. Estudo do Valor

Econômico Agregado. Serviço X Valor Agregado. QFD. Importância do Valor Agregado para a

Competitividade Empresarial. Análise e redução de Custos em Produtos/ Serviços. Níveis de

produto. Classificação de produto. Decisões de linhas de produtos. Propriedade industrial,

Inovação, Prospecção tecnológica e transferência de tecnologia.

 

9) PESQUISA DE MERCADO – 20h/a

Ementa: Caracterização dos diversos tipos de pesquisa social, dando maior enfoque à aqueles

do campo específico da comunicação. Usos da pesquisa de opinião e da pesquisa de

Marketing. Métodos de pesquisa: Abordagens qualitativas e quantitativas. A atividade de

pesquisa e o processo de planejamento: Instrumentais, coleta de dados, métodos estatísticos

em pesquisas mercadológicas e de comunicação.

 

10) COMUNICAÇÃO – 30h/a

Ementa: Definição do marketing como filosofia de negócios; Bases para a comunicação;

Ferramentas de comunicação; Plano de propaganda; Merchandising; Conceitos de

comunicação interna; assessoria de imprensa; relações públicas e comunicação integrada.

Aspectos comuns e conflitantes das diferentes áreas da comunicação; Analise de casos de

aplicação da comunicação integrada.

 

11) MARKETING DE RELACIONAMENTO – 30h/a

Ementa: Fundamentos do marketing de relacionamento (1a1) em um ambiente de marketing

industrial; Venda pessoal no marketing industrial; Abordagem; Metodologia de vendas; CRM

(Customer Relationship Management); Conceitos;

Ferramentas tecnológicas; Database marketing e Business Intelligence aplicado à vendas;

Relações públicas; Relações com a mídia; Ações de relacionamento com públicos alvo;

Clientes, parceiros, colaboradores e prospectos; Relações Públicas; Relacionamento com a

mídia; Criando notícias: da apuração ao release; Eventos: metas e organização.

 

12) GESTÃO DA MARCA – 20 h/a

 

Ementa: Definição de Marcas; Patrimônio de uma Marca; Posicionamento das Marcas;

Estratégias de gestão de Marcas; Identidade, Comunicação; Marcas B2B.

 

13) MARKETING INTERNACIONAL – 20h/a

Ementa: Ambiente Internacional; O conceito de MKT Global; O ambiente econômico; economia

mundial; O ambiente sócio-cultural; O ambiente político-legal; Gerenciamento de MKT

Internacional; Estratégia Global de MKT; Inteligência de MKT Internacional; Política de

Produtos Internacional; Desenvolvimento de Novos Produtos; Distribuição; Ingresso no

Mercado Internacional; Canais; Logística; Promoção Internacional; Propagandas; Linguagem;

Vendas; Preço no Mercado Internacional; Coordenação do MKT Internacional; Planejamento;

Organização; Controle do MKT Internacional; O Futuro do MKT Internacional.

 

14) PLANO DE MARKETING E JOGO DE EMPRESAS – 30h/a

Ementa: Posicionamento mercadológico; estruturação, gestão e controle do sistema de

marketing; estratégia de marketing; estudos de caso; plano de marketing: desenvolvimento de

um plano estruturado de marketing; jogo de empresas aplicado a marketing: simulações de

decisões em marketing.

 

15) DO TRABALHO CIENTÍFICO – 20h/a

Ementa:Do conhecimento empírico à pesquisa científica. Tipos de conhecimento e a ciência.

Tipos de Pesquisa. Como elaborar trabalhos para cursos de pós-graduação: o Artigo Científico

da Unifebe. A pesquisa científica: etapas, modalidade, coleta e análise de dados. Trabalhos

Acadêmicos. Entrevista. Citações e referências.

 

16) DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR – 20h/a

Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais da atualidade, o aluno da pós-

graduação analisa, de forma sistêmica, os elementos do processo de ensino e aprendizagem;

conhece e elabora instrumentos de fins e meios visando á coer~encia entre as propostas

teóricas e a sua realização.

 

17) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – Carga Horária: 60h/a

Carga Horária Total: 420 h/aula

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