MBA – EM FINANÇAS CORPORATIVAS

Seja bem-vindo ao MBA da Sentido Único!

Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso!

O Melhor MBA em Finanças Corporativas é na Sentido Único!

Será uma honra tê-lo como nosso aluno!

OBJETIVO

Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.

Público Alvo

Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.

Pré-requisitos

O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticada)

Conteúdo Programático

1) ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS – 40h/a

EMENTA: Fundamentos da análise econômica: oferta demanda, equilíbrio de mercado, elasticidade-

preço e elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço da oferta. Mensuração da atividade

econômica: PIB e PNB, inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações

cíclicas. Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do banco Central. Balança de

pagamentos. Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e

crescimento. Os mercados competitivos e não competitivos, regulação de mercado, grupos econômicos,

atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.

 

2) ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO – 40h/a

EMENTA: Modelos de estrutura de Capital. Estratégia Empresarial e Financeira. Custo de Estresse

financeiro. Reestruturação empresarial e financeira. Financiamento através de fundos. Abertura de

capital. Project finance.

 

3) ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES – 20h/a

EMENTA: Histórico e definições. Teoria e Prática da Ética e Responsabilidade Social. A ética dentro das

empresas. Construindo uma empresa ética. Origens e definição de desenvolvimento sustentável – visão

filosófica e visão econômica. Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas

empresas e pessoas. A evolução da responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de

conduta. A cidadania corporativa aplicada na prática, como elemento empresarial estratégico.

 

4) FINANÇAS EMPRESARIAIS – 30h/a

EMENTA: Visão panorâmica das finanças corporativas: papel e as funções do administrador financeiro.

Conceitos de lucro e riqueza. Estruturas de capital: capital próprio e de terceiros. Binômio risco-retorno. O

coeficiente Beta e o Modelo CAPM. Custos do capital próprio e do capital de terceiros. Taxa mínima de

atratividade – TMA. Custo médio ponderado do capital – WACC. Endividamento e beneficio fiscal.

Dimensionamento da Necessidade do Capital de Giro. Avaliação de Ativos.

 

5) GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E PREÇOS – 40h/a

EMENTA: Apresentar os conceitos fundamentais para a formação dos preços dos produtos e serviços,

bem como as estratégias utilizadas pelo mercado para a configuração das margens necessárias para a

fixação dos preços dos produtos ou serviços junto aos consumidores, apresentando valores justos para a

aceitação desses.

 

6) LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA – 40h/a

EMENTA: Carga Tributária e Reforma Tributária. Crimes Tributários e Procedimentos de Fiscalização.

Receita Federal do Brasil (Super Receita). Multas Fiscais. Sistema Constitucional Tributário. Fato

Gerador/Obrigação Tributária e Lançamento. Sujeitos da Obrigação Tributária. Crédito Tributário.

Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário. Extinção do Crédito Tributário. Administração Tributária.

Relação Fisco X Contribuinte. Processo Administrativo Federal e Estadual. Execução fiscal e embargos.

Planejamento Tributário. Responsabilidade Tributária dos Sócios, Administradores e do Contador.

Desconsideração da Personalidade Jurídica. Lucro Presumido. Lucro Real. Garantias, privilégios e

preferências do crédito tributário. Tratados internacionais em matéria tributária. Elementos de conexão.

 

Tributação do investimento brasileiro no exterior. Tributação do investimento estrangeiro no Brasil.

Planejamento tributário internacional. Processo administrativo e judicial tributário. Procedimento e

processo administrativo tributário. Lançamento e fiscalização tributária. Tribunais administrativos. Ações

ordinárias em matéria tributária. Mandado de segurança em matéria tributária.

 

7) LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – 50h/a

EMENTA: Organizações segundo Mintzberg. Organizações segundo Handy. Organizações segundo

Morgan. Os gerentes e os papéis gerenciais: habilidades, competências e atribuições. Fundamentos da

liderança: estilos, autoridade, poder e delegação. Gerenciamento do trabalho em equipe. Comunicação

interpessoal e organizacional. Relações interpessoais. Motivação pessoal e profissional. Situações de

conflitos. Resolução e gerenciamento de conflitos. Conceitos e definições de negociação. Estilos de

negociadores. Etapas e técnicas para a negociação. Administração do tempo e reuniões eficazes no

trabalho. Processo decisório nas organizações: ferramentas de apoio à tomada de decisão. Mudança

organizacional. Resistência às mudanças.

 

8) MERCADO DE OPERAÇÕES FINANCEIRAS – 40h/a

EMENTA: Organização do sistema financeiro nacional. Regulação, autorregulação e conflito de agência.

Estrutura a termo de taxas de juros; Formação de preço de ativos de renda fixa em moeda local e

estrangeira. Introdução aos derivativos, Imunização e Hedge. Instrumentos de capitalização – Ações,

ADR’s e BDR’s. Instrumento de capitalização – Notas Promissórias e Debêntures. Fundos de investimento

e marcação a mercado de ativos.

 

9) METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – 20h/a

EMENTA: Delimitando o tema. Identificando o problema. Estabelecendo as hipóteses. Identificando o

objetivo geral. Definindo os objetivos específicos. A Fundamentação Teórica. Normas de padronização de

trabalhos acadêmicos. O trabalho científico. Organização do trabalho científico. Redação de um texto

científico. Editoração do trabalho científico. Metodologia de pesquisa.

 

10) PENSAMENTO ESTRATÉGICO – 40h/a

EMENTA: As escolas de pensamento e o Safári de Estratégia de Mintzberg. Evolução da gestão

estratégic a do planejamento financeiro à gestão estratégica. O propósito da organização. Definição

ampliada do negócio Visão, Missão, Princípios e Valores. O processo de formulação estratégica. Análise

ambiental externa e interna. Diagnóstico. Avaliação. Prontidão. Tendências. Descontinuidades.

Turbulências. Ferramentas para análise ambiental externa Matriz SWOT. Ferramentas para análise

ambiental interna. Análise estrutural da indústria. Competências essenciais. Análise de portfólio Matriz

BCG. Matriz de atratividade. Segmentação e posicionamento. Direcionamento estratégico. Estratégias

genéricas custo. Diferenciação. Foco. Diversificação. Concentração. Penetração Produto x Mercado.

Balanced Scorecard. Tecnologia e inovação. Inovação tecnológica em um ambiente competitivo.

Organização para a inovação. Pensamento Sistêmico.

 

11) PESQUISA, REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TCC – 60h/a

EMENTA: Colocar em execução um projeto de pesquisa. Coletar e analisar os dados respectivos. Redigir

e revisar o trabalho final. Submeter o trabalho à banca avaliadora. Promover os ajustes finais indicados

pela banca.

MAIS
INFORMAÇÕES