MBA – EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

Seja bem-vindo ao MBA da Sentido Único!

Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso!

O Melhor MBA em Gestão Estratégica de Marketing é na Sentido Único!

Será uma honra tê-lo como nosso aluno!

OBJETIVO

Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.

Público Alvo

Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.

Pré-requisitos

O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticada)

Conteúdo Programático

1) Gestão de Pessoas – 20h/a

Ementa: A disciplina apresenta uma visão estratégia da área de Recursos Humanos, com

destaque para a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação

dentro da organização. Compreende a evolução dos conceitos de Recursos humanos à

gestão de pessoas, os recursos humanos como função estratégica para obtenção de

resultados, o alinhamento estratégico da gestão de pessoas aos valores e estratégicas

organizacionais. Aborda-se também modelos de planejamento e politicas de recursos

humanos.

 

2) Gestão Financeira – 20h/a

Ementa: A disciplina aborda conceitos financeiros, sua importância e aplicação no contexto

empresarial, dando uma visão panorâmica de finanças corporativas. Expõe as relações

entre risco e retorno, o custo médio ponderado de capital e as metodologias financeiras

para análise de projetos (valor presente líquido, taxa interna de retorno, e payback).

Examina a questão do valor do dinheiro no tempo, usando técnicas de matemática

financeira, risco e retorno de investimentos e orçamento de caixa. Visa também orientar

nas decisões que impactam diretamente resultados em convergência com a estratégia das

organizações.

 

3) Gestão Estratégica – 20h/a

Ementa: A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica,

tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos,

formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos

que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem

voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das

principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita um amplo

aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais;

análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de

performance.

 

4) Gestão de Marketing – 30h/a

Ementa: A disciplina.aborda os conceitos fundamentais de Marketing e sua aplicação em

empresas com atuação tanto em mercados business-to-consumer (B2C) como em

mercados business-to-business.(B2B) Dentre os tópicos abordados destacam-se

 

orientações da empresa ao mercado, o mix de marketing, planejamento estratégico de

marketing, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, segmentação, seleção

de mercados-alvo e posicionamento, o ciclo de vida do produto, a gerência de produtos e

serviços e a comunicação integrada de marketing. É dada ênfase à administração

mercadológica do portfólio de produtos/serviço, tanto quantitativamente, quanto

qualitativamente.

 

5) Gestão de Vendas e Negociação – 20h/a

Ementa: Vendas na estratégia de marketing. Análise potencial de mercado e previsão de

vendas. Planejamento e gestão da força de vendas. Estruturação organizacional de

vendas e remuneração da equipe de vendas. Avaliação da equipe de vendas e coaching.

Gestão de talentos em vendas. Formas de Negociar. O processo, planejamento e

preparação de negociações e a tomada de decisões. As formas de abordar conflitos e

relacionamento entre as partes. Táticas e Técnicas de Negociação. Como aumentar as

vendas no seu cliente (Customer share)

 

6) Marketing Contemporâneo – 30h/a

Ementa: A atividade do marketing nas mais diversas áreas de atuação. O MKT de

Serviços, o MKT de Varejo, o MKT Cultural, o MKT Social, o MKT Esportivo, o MKT de

Relacionamento, outros campos de atuação (eleitoral, político, governamental, religioso,

educacional, hospitalar).

 

7) Comportamento do Consumidor – 20h/a

Ementa: Análise dos mercados consumidores e do comportamento de compra. Análise dos

mercados empresariais e do comportamento de compra organizacional (B2C e B2B). O

que, como e porque o mercado consumidor decide entre o produto de uma empresa ou da

concorrência, fatores que influenciam no comportamento de compra dos consumidores, e o

que permite a tomada de decisões acertadas na comercialização do produto e serviço.

 

8) MARKETING DE VAREJO – 30h/a

Ementa: Evolução do Varejo; Marketing de Varejo conceitos; composto de marketing no

varejo; ciclo de vida no varejo; a globalização do varejo; inserção do Varejo Brasileiro no

Contexto Atual. Métricas de marketing aplicadas ao varejo

 

9) Marketing de Serviços e Produtos – 30h/a

Ementa: Fundamentação de marketing de serviços e produtos. Apresentam-se as

ferramentas para a gestão estratégica de produtos e serviços no varejo e nas relações

 

B2B. Realiza-se uma análise do ambiente mercadológico em serviços e a importância

deste setor para a economia brasileira. Amplia-se a visão sobre as características da

intangibilidade do setor e os pilares estratégicos para uma gestão de marketing em

serviços. Além dos conceitos e princípios de marketing voltados à dinâmica da atividade de

serviços, o aluno compreende quais as principais ferramentas e instrumentos de gestão, o

que é valor ao cliente e como a inovação em serviços afeta geração de value proposition

ao cliente, inclusive na composição do mix para produtos tangíveis.

 

10) Comunicação Integrada de Marketing – 30h/a

Ementa: A função da comunicação de marketing. Desenvolvimento de uma comunicação

eficaz. Decisão sobre o mix de comunicação de marketing. Gerenciamento do processo de

comunicação integrada de marketing

 

11) Gestão de Marcas – 20h/a

Ementa: Ferramentas para o desenvolvimento e gestão de marcas, consideradas os

principais ativos da empresa. Analisa as considerações sobre associação de aspectos

emocionais e racionais à marca. Estratégias do Produto. Gerenciamento de marcas de

bens e serviços. Linhas de Produtos e Marcas. Desenvolvendo novos produtos. Brand

Equity.

 

12) Sistemas de Informações de Marketing e Pesquisa – 20h/a

Ementa: O sistema de informações Mercadológicas (SIM); inteligência de marketing e

pesquisa de marketing. Tipos de pesquisa. Quando e como usá-las. O projeto de pesquisa.

Tipos de amostragens e seleção de métodos de coleta. Como escolher entre fazer ou

contratar uma pesquisa. Relatórios e análise dos dados.

 

13) Marketing de Relacionamento – 30h/a

Ementa: Esta disciplina apresenta técnicas, tecnologias e modelos de gestão quantitativos

e qualitativos na gestão do marketing de relacionamento. Assume-se a premissa de que

mais importante do que atrair um novo cliente é a manutenção do atual por meio da

satisfação e superação de suas expectativas. A disciplina aborda o tema de marketing de

relacionamento como uma filosofia que deve permear toda a empresa, desta forma,

direcionando todos os esforços para garantir a qualidade total, o gerenciamento das

informações sobre clientes e o incremento de valor vitalício a cada um dos clientes.

 

14) Comunicação e Mídia Digital – 20h/a

 

Ementa: A disciplina mostra como utilizar os novos canais de comunicação e tecnologias

para interagir com o novo consumidor, diminuindo custos, aumentando vendas e

atendendo o cliente em qualquer lugar, sete dias por semana, 24 horas por dia. Apresenta

as novas mídias e tecnologias que estão disponíveis para auxiliar e complementar as

ações de comunicação, marketing, relacionamento e fidelização. A disciplina possibilita ao

aluno saber como planejar, criar e gerenciar ações de comunicação nas Mídias Digitais.

Mostra ao aluno como planejar as ações de branding nas Mídias Digitais, tendo em vista

os objetivos estratégicos, as metas de campanha e os resultados que a empresa almeja

atingir

 

15) Metodologia Cientifica – 20h/a

Ementa: O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas

de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem

como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as

etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa.

Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do

projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas

para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de

pesquisa.

 

16) Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação – 60h/a

Ementa: Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se

fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os

participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com

os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é

direcionado para o desenvolvimento de um plano de negócio, monografia, artigo científico

ou consultoria sempre com ênfase no mercado.

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