MBA – EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Seja bem-vindo ao MBA da Sentido Único!

Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso!

O Melhor MBA em Gestão Estratégica de Pessoas  é na Sentido Único!

Será uma honra tê-lo como nosso aluno!

OBJETIVO

Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.

Público Alvo

Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.

Pré-requisitos

O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticada)

Conteúdo Programático

1) ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS – 40h/a

EMENTA: Fundamentos da análise econômica: oferta demanda, equilíbrio de mercado,

elasticidade-preço e elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço da oferta.

Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB, inflação e índices de preço, poupança

e investimento, crescimento e flutuações cíclicas. Economia monetária: conceitos de

moeda e a atuação do banco Central. Balança de pagamentos. Balança comercial,

conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e crescimento. Os

mercados competitivos e não competitivos, regulação de mercado, grupos econômicos,

atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.

 

2) COMPETÊNCIAS E PERFORMANCE PROFISSIONAL – 40h/a

EMENTA: Desempenho e potencial: uma diferenciação necessária. Alinhamento do

desempenho humano ao organizacional. Modelos de gestão de desempenho. Gestão

do desempenho: modelos, ferramenta BSC, sistemas integrados e métodos de

avaliação. Abordagem interpessoal das limitações. Preparação dos gestores de

desempenho.

 

3) CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL – 40h/a

EMENTA: O clima e a cultura organizacional. Diagnósticos. Como gerenciar o clima e a

cultura de uma organização. O exercício do poder como expressão cultural. Tipos de

comprometimento. Como mudar uma organização. A mudança organizacional e a

mudança da estrutura e da estratégia organizacional. Fases de um processo de

mudança e o impacto na cultura organizacional. Implicações para a gestão de RH.

 

4) EMPREGABILIDADE E CARREIRA PROFISSIONAL – 40h/a

EMENTA: Planejar e preparar estratégias em busca da inserção no mercado de

trabalho. Construção e administração da carreira profissional: carreiras em

transformação. Estágios da carreira. Fatores de sucesso e fracasso profissional.

Empregabilidade e o mundo moderno.

 

5) ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES – 20h/a

EMENTA: Histórico e definições. Teoria e Prática da Ética e Responsabilidade Social. A

ética dentro das empresas. Construindo uma empresa ética. Origens e definição de

desenvolvimento sustentável – visão filosófica e visão econômica. Os impactos do novo

contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. A evolução da

responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. A cidadania

corporativa aplicada na prática, como elemento empresarial estratégico.

 

6) GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES – 40h/a

EMENTA: Conhecimento: aspectos teóricos e práticos. Conhecimento como fonte de

inovação e vantagem competitiva. Teoria da criação do conhecimento. Gestão do

conhecimento e gestão por competências. Gestão do capital intelectual e a mensuração

de ativos intangíveis.

 

7) LEGISLAÇÃO TRABALHISTA – 40h/a

EMENTA: Responsabilidade Trabalhista e Previdenciária da Empresa. O Novo nas

Relações Individuais de Trabalho (ex. Remuneração variável; Participação nos lucros e

resultados; Banco de Horas; Registros eletrônicos; etc.). Assédio Moral no Trabalho.

Terceirização: como evitar riscos e outros problemas legais. Ações Preventivas e

Administração do Passivo Trabalhista. Futuro das Questões Trabalhistas.

 

8) LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – 40h/a

EMENTA: Organizações segundo Mintzberg. Organizações segundo Handy.

Organizações segundo Morgan. Os gerentes e os papéis gerenciais: habilidades,

competências e atribuições. Fundamentos da liderança: estilos, autoridade, poder e

delegação. Gerenciamento do trabalho em equipe. Comunicação interpessoal e

organizacional. Relações interpessoais. Motivação pessoal e profissional. Situações de

conflitos. Resolução e gerenciamento de conflitos. Conceitos e definições de

negociação. Estilos de negociadores. Etapas e técnicas para a negociação.

Administração do tempo e reuniões eficazes no trabalho. Processo decisório nas

organizações: ferramentas de apoio à tomada de decisão. Mudança organizacional.

Resistência às mudanças.

 

9) METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – 20h/a

EMENTA: Delimitando o tema. Identificando o problema. Estabelecendo as hipóteses.

Identificando o objetivo geral. Definindo os objetivos específicos. A Fundamentação

Teórica. Normas de padronização de trabalhos acadêmicos. O trabalho científico.

Organização do trabalho científico. Redação de um texto científico. Editoração do

trabalho científico. Metodologia de pesquisa.

 

10) PENSAMENTO ESTRATÉGICO – 20h/a

EMENTA: As escolas de pensamento e o Safári de Estratégia de Mintzberg. Evolução

da gestão estratégic a do planejamento financeiro à gestão estratégica. O propósito da

organização. Definição ampliada do negócio Visão, Missão, Princípios e Valores. O

processo de formulação estratégica. Análise ambiental externa e interna. Diagnóstico.

Avaliação. Prontidão. Tendências. Descontinuidades. Turbulências. Ferramentas para

análise ambiental externa Matriz SWOT. Ferramentas para análise ambiental interna.

Análise estrutural da indústria. Competências essenciais. Análise de portfólio Matriz

BCG. Matriz de atratividade. Segmentação e posicionamento. Direcionamento

estratégico. Estratégias genéricas custo. Diferenciação. Foco. Diversificação.

Concentração. Penetração Produto x Mercado. Balanced Scorecard. Tecnologia e

inovação. Inovação tecnológica em um ambiente competitivo. Organização para a

inovação. Pensamento Sistêmico.

 

11) PESQUISA, REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TCC – 60h/a

EMENTA: Colocar em execução um projeto de pesquisa. Coletar e analisar os dados

respectivos. Redigir e revisar o trabalho final. Submeter o trabalho à banca avaliadora.

Promover os ajustes finais indicados pela banca.

 

12) PROVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS – 20h/a

EMENTA: Identificação e Retenção de Talentos. Modelos para retenção do

conhecimento organizacional. Escalas do processo sucessório estruturado. Cultura

organizacional X planejamento de sucessão. Governança dos processos sucessórios.

Modelos de desenvolvimento para sucessão. Abordagem dos métodos de recrutamento

e seleção, discutindo-os como práticas estratégicas na Captação e na Retenção de

Pessoas. Análise das implicações desses métodos nas políticas de Gestão de Pessoas

nas Organizações. Recrutamento – externo e interno. O capital social e as redes sociais

como fonte de recrutamento e seleção. Discussão do papel do profissional de Recursos

Humanos na Captação e na Retenção de Pessoas (aspectos técnicos e éticos).

Técnicas de Entrevista de Seleção e Seleção por Competências, avaliação de potencial,

avaliação psicológica, prova prática, prova técnica, prova de conhecimentos. Avaliação

360º e o recrutamento interno. Aspectos subjetivos nos processos de seleção.

Devolução ao candidato e ao responsável pela vaga. Outros procedimentos de

recrutamento e seleção: contratação de Pessoas com Deficiência (PCD), contratação de

estrangeiros, contratação de servidores públicos. Parecer sobre o candidato avaliado.

Mapeamento dos talentos na organização: por que são talentos, como e por que mantê-

los na organização.

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