PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONAL

Seja bem-vindo a Pós Graduação da Sentido Único!

Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso!

A Melhor Especialização em Lato Sensu em Psicopedagogia Clinica e Institucional é na Sentido Único!

Será uma honra tê-lo como nosso aluno!

OBJETIVO

Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.

Público Alvo

Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.

Pré-requisitos

O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticada).

Conteúdo Programático

1) Introdução à Psicopedagogia – 40h/a

Ementa: Disciplina inicial de introdução abordando o histórico, os campos de atuação,

identidade e ética psicopedagógica. Fracasso escolar, o fracasso da aprendizagem e

obstáculos na aprendizagem. Matrizes de aprendizagem.

 

2) Aspectos neuropsicológicos dos problemas de aprendizagem – 40h/a

Ementa: Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas

por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos

distúrbios de aprendizagem.

 

3) Dinâmica das Relações Familiares e Sociais – 30h/a

Ementa: Concepções. Contextos familiares e cultura social no século XXI. A organização e a

estrutura relacional. A comunicação familiar. Estilos familiares. Diversidades familiares. O

sofrimento relacional na família. A criança e o adolescente sintomáticos. Principais disfunções

familiares.

 

4) Desenvolvimento afetivo-emocional e aprendizagem – 30h/a

Ementa: Caracterizar o desenvolvimento humano nos vértices afetivo-emocional e das

modalidades de aprendizagem que possibilitem uma organização adequada do psiquismo

frente às exigências sociais e escolares. Considerar os referenciais teóricos psicossocial e

psicanalítico na tentativa de compreensão dos estados emocionais e vinculares relacionando-

os aos fenômenos psicopatológicos que causam sintomas e inibições no desenvolvimento

cognitivo.

 

5) A linguagem das artes na Psicopedagogia – 30h/a

Ementa: Contribuições da música, do desenho, da pintura, da escultura, do teatro e da

literatura. Seleção e utilização de material para desenvolvimento de atividades

psicopedagógicas.

 

6) Psicopedagogia Institucional – 30h/a

Ementa: As diferentes instituições. As instituições e a psicopedagogia. Avaliação diagnóstica

institucional. Papel e inserção do psicopedagogo na equipe em espaços educativos formais e

não formais escolar ou hospitalar. Elaboração de Estratégias de Intervenção. Aprendizagem a

partir de Projetos.

 

7) Psicopedagogia dos processos de linguagem escrita – 30h/a

 

Ementa: Elementos básicos necessários ao desenvolvimento da leitura e da escrita e dos

distúrbios afetivos e cognitivos que permeiam a relação leitor/texto/produção. Seleção e

utilização de material lúdico no planejamento de atividades.

 

8) Psicopedagogia dos processos de construção de estruturas lógico-matemáticas– 30h/a

Ementa: Aprendizagem significativa da matemática. Metodologia do ensino de matemática.

Uso do material lúdico e jogos como ferramenta no processo de aprendizagem. Seleção e

utilização de material lúdico no planejamento de atividades.

 

9) Avaliação Diagnóstica Psicopedagógica – 30h/s

Ementa: Diagnóstico do nível de aprendizagem. Escuta da Criança. Provas Piagetianas.

Diferentes enfoques de avaliação diagnóstica. Hipóteses indicadoras das estratégias capazes

de estabelecer uma intervenção que facilite uma vinculação adequada à aprendizagem.

 

10) Intervenção e Projetos Pedagógicos – 30h/a

Ementa: Modelo de intervenção psico-educativa. Elaboração de Estratégias de intervenção.

Aprendizagem através de projetos. Elaboração de Projetos. Promoção de recursos

psicopedagógicos que permitam o vinculo com o objeto de aprender.

 

11) Didática do Ensino Superior – 20h/a

Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais da atualidade, o aluno da pós-

graduação analisa, de forma sistêmica, os elementos do processo de ensino e aprendizagem;

conhece e elabora instrumentos de fins e meios visando á coer~encia entre as propostas

teóricas e a sua realização.

 

12) Metodologia da Pesquisa – 20h/a

Ementa: O método científico e a prática da pesquisa. Função social da pesquisa. Tipos e

características da pesquisa. Instrumentalização metodológica. A construção do projeto de

pesquisa. Relatório de pesquisa. Tipos de pesquisa. Questões fundamentais do planejamento

da pesquisa. Projeto de monografia e artigo científico. As normas da ABNT.

 

13) Trabalho de Conclusão de Curso – 60h/a

Operacionalização de estudos piloto. Coleta de dados. Análise de dados. Redação final dos

trabalhos de pesquisa. Apresentação em público.

MAIS
INFORMAÇÕES

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem