Matriz Curricular:
1) História e Evolução no Sistema de Saúde no Brasil – 20h/a
Ementa: Conceituação do Sistema de Saúde do Brasil, retrospectiva histórica, reforma administrativa, a legislação, regulamentação, normatização e financiamento do Sistema Público de Saúde. Descentralização das ações de saúde.
2) Gestão de Serviços em Saúde – 30h/a
Ementa: Fundamentos da Gestão Pública e Privada. Administração: Bases históricas. Abordagens clássica, humanista e organizacional. Novas configurações organizacionais. Organização. Planejamento. Direção: comunicação, tomada de decisão, poder e autoridade. Controle e coordenação. As funções administrativas frente às novas tendências. Sistemas organizacionais. Organizações de aprendizagem. Processos organizacionais. Desempenho organizacional. Estratégias organizacionais. Relações interorganizacionais e ambiente. Gestão de Qualidade e Acreditação Hospitalar e sua Repercussão em Auditoria.
Objetivo: Permitir ao aluno distinguir entre as principais contribuições da teoria administrativa, analisando criticamente suas principais características, seus expoentes e limitações, numa perspectiva prática. Possibilitar o reconhecimento e distinção dos elementos do processo administrativo em saúde.
3) Marketing em Saúde – 30h/a
Ementa: Marketing do século XXI, estratégias, canais, relacionamento e redes, administração de marketing, marketing em serviços de saúde, anti-marketing de qualidade.
Objetivo: Introduzir o pensamento para ações de marketing, definindo conceitos e suas aplicações no dia-a-dia das organizações. A partir de exemplos patentes, fazer a correlação com nossa realidade e como podemos melhorá-la.
4) Bio-estatística na Gestão, Auditoria e Perícia em Saúde – 30h/a
Ementa: Relata sobre os conceitos básicos de probabilidade, variáveis aleatórias e distribuições, valor esperado, dispersão e correlação, intervalo de confiança e teste de hipóteses, análise de sobrevivência e amostragem
Objetivo: Habilitar o aluno à aplicação da estatística ao campo médico e biológico, para planejamento, coleta, avaliação e interpretação de todos os dados obtidos em pesquisa na área da saúde.
5) Metodologia de Pesquisa, Produção de Texto e Projetos Tecnológicos – 20h/a
Ementa: O conhecimento científico: o lugar da pesquisa produção da "verdade". Filosofia e pesquisa. Métodos, pretensões de validade. O trabalho de campo: técnicas de coletas ou produções de dados. Leitura e interpretação de dados quantitativos e qualitativos. Formulação dos projetos de pesquisa.
6) Auditoria do SUS – 30h/a
Ementa: Dispõe sobre os documentos utilizados pelo SUS, seus procedimentos especialidades e formas de autorização dos mesmos, formas de pagamento, tabelas utilizadas e relatórios existentes, auditoria operacional hospitalar, ambulatorial e odontologia, glosas, bloqueios, e rejeições.
7) Auditoria em Saúde Suplementar – 30h/a
Ementa: Dispõe sobre o sistema de saúde suplementar, enfatizando os tipos de auditoria, ferramentas utilizadas no processo, protocolos de autorizações, tabelas( AMB 92, CBHPM e Rol de procedimentos), auditoria em contas médicas, enfermagem, médica, em farmácia e odontologia .
8) Auditoria com Base em Evidências – 30h/a
Ementa: Dispõe sobre o histórico da auditoria com base em evidências, informações em saúde contidas na ANS, benefícios oriundos dessas informações, resoluções e instruções normativas a respeito da troca de informações em saúde, conceitos e definições voltados ao padrão TISS, iniciando uma auditoria com base em evidências no tocante a contas de SADT, pronto socorro, ambulatoriais e hospitalares; contratos e tabelas.
9) Bioética – 30h/a
Ementa: Dispõe da definição e história da bioética, seus princípios e responsabilidades, abordagem da bioética no contexto da interdisciplinaridade, complexidade e relações interpessoais, código de ética e o segredo profissional, bioética no campo da cirurgia, relações familiares, envelhecimento e intervenções genético – moleculares, ética e pesquisa
10) Perícia em Saúde – 30h/a
Ementa: Enfoque nos conceitos básicos de perícia em saúde, sua legislação, procedimentos utilizados na mesma, formulários e manuais existentes nessa área de atuação.
11) Tecnologia da informação com foco na gestão, auditoria e perícia – 20h/a
Ementa: Dispõe sobre as ferramentas de informática utilizadas na saúde, nos processos de programação, avaliação e controle.
12) Didática do Ensino Superior – 20h/a
Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais da atualidade, o aluno da pós-graduação analisa, de forma sistêmica, os elementos do processo de ensino e aprendizagem; conhece e elabora instrumentos de fins e meios visando à coerência entre as propostas teóricas e a sua realização.
13) Comunicação Verbal – 20h/a
Ementa: Oratória e Comunicação: Oratória; Processo de Comunicação Humana; Comunicação intrapessoal, Interpessoal, Grupal e em Público. O Orador: o medo de Falar em Público; a força das palavras; Voz (dicção; ritmo; tons de voz); Postura e gesticulação; Domínio do assunto a ser exposto pelo orador, o que você precisa saber sobre o público. Comunicação Verbal nas Reuniões: Habilidade, inspiração, criatividade, entusiasmo, determinação e audição; Outra reunião? Recursos Visuais: retroprojetor, data show, vídeos, álbum Seriado. Como falar de improviso: Improviso Inesperado, improviso Planejado. Etiqueta Social: café da manhã empresarial, almoço de negócios, jantar de recepção, festas e coquetéis. Uso da Tribuna e do microfone: Postura na tribuna, microfone na tribuna, microfone no Pedestal, microfone na mão, microfone de lapela. Como Ler em Público: Como ler sentado, como ler em pé. Como preparar bem uma apresentação em Público: cuidado com as regras, características essenciais a serem observadas na composição de um discurso, interdependência, proporcionalidade, elucidação e as partes do discurso.
14) Seminário - 20 h/a
15) TCC - 60 h/a
Corpo Docente:
- Lidiane Mendes
- Daniele Gruska
- Izabel Janaina
- Nilde Plutarco
- Juliana Brito
- Ana Amélia
- Janaiana Lemos
- Daniele Tavares
- Ricardo Menezes
- Francisco Arimatéia
- Claudia Regina