PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Seja bem-vindo a Pós Graduação da Sentido Único! Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso! A Melhor Especialização em Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva é na Sentido Único! Será uma honra tê-lo como nosso aluno!
OBJETIVO
Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.
Público Alvo
Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.
Pré-requisitos
O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticad
Conteúdo Programático
Didática do Ensino Superior – 20h/a Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais da atualidade, o aluno da pós-graduação analisa, de forma sistêmica, os elementos do processo de ensino e aprendizagem; conhece e elabora instrumentos de fins e meios visando à coerência entre as propostas teóricas e a sua realização.   Gestão do Conhecimento e de Pessoas – 20h/a Ementa: O papel do educador mediante ao contexto que está inserido, sua inter-relação com demais profissionais e o desenvolvimento da liderança dentro e fora da sala de aula.   Estágio Supervisionado – 20h/a Ementa: O Estágio Supervisionado tem como função essencial ser gerenciador de todas as atividades e atos concernentes ao estágio, seus método e técnicas específicas e pólo sustentador das relações comunidade.   Métodos e Técnicas de Pesquisa – 20h/a Ementa: Estudo dos métodos científicos. Projeto de pesquisa. Planejamento. Obtenção dos dados e sua análise. Estrutura e redação das comunicações científicas. A ética na pesquisa científica. Como os coautores e os revisores podem auxiliar na publicação.   Políticas Públicas em Educação Inclusiva e Especial – 20h/a Ementa: Conceito de Política e Análise Histórica utilizando os diferentes padrões de Política Educacional para o Portador de Necessidade Educativa Especial a Políticas locais e educacionais de atendimento a pessoa portadora de necessidades especiais.   Introdução à Libras – 20h/a Ementa: Caracterização da trajetória histórica da comunicação e linguagem da pessoa com surdez desde Idade Antiga a atualidade. Reflexão em relação à importância da LIBRAS para o desenvolvimento da autoestima e o aprendizado dos surdos. A valorização da LIBRAS como a língua natural da comunidade surda.   Ciências Neurológicas – 20h/a Ementa: Estudo do desenvolvimento humano tendo em vista os aspectos bio- psicosociais. A relação existente entre crescimento, maturação e desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade.   Educação e Avaliação das Necessidades Especiais nos Transtornos   Globais de Desenvolvimento - TGD – 20h/a Ementa: Estudo do Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) caracterizam-se pelo comprometimento da interação social, pelo uso estereotipado e repetitivo da linguagem e pela presença de comportamentos repetitivos com interesses restritos. Perturbações Mentais. "Autismo. Síndrome de Rett. Síndrome de Asperger."   Motivação e Aprendizagem: Metodologia de Ensino – 20h/a Ementa: Estratégias de aprendizagem e motivação influenciam a qualidade motivacional dos sujeitos para aprender. Conhecer o perfil estratégico de professores e alunos para entender as necessidades específicas e construir com informações relevantes tanto para o aprimoramento profissional quanto para a formação de cidadãos estratégicos.   Educação Especial e Tecnologia – 20h/a Ementa: As tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como fator de inclusão social. Estudo dos recursos tecnológicos de apoio ao processo ensino- aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais. As tecnologias assistivas, o software educativo e a internet como meio de inclusão social e escolar.   Psicologia do Desenvolvimento – 20h/a Ementa: Compreender a atuação do psicólogo escolar/educacional na inclusão de pessoas com deficiências e/ou necessidades educacionais especiais nas salas regulares de ensino, sobre a educação inclusiva, como surgiu e como se da o processo, e contextualizar a atuação do profissional de psicologia na concretização da inclusão. O psicólogo escolar pode contribuir significativamente para transformação do espaço escolar em espaço inclusivo sobre a pessoa com deficiência, como também compreender seu processo de escolarização e de desenvolvimento.   O Currículo e a Educação Especial – 20h/a Ementa: Adaptações Curriculares na Educação Inclusiva no Brasil e o direito do aluno com necessidades especiais garanta seu direito à educação e assim integrar-se socialmente, através de alterações a serem efetuadas no currículo escolar.   Projeto Político Pedagógico e Atenção a Diversidade – 20h/a Ementa: Pressupostos da gestão escolar inclusiva sob diferentes enfoques o papel da escola e da família a partir da fundamentação filosófica afirmativa da concepção da educação especial. A eficácia do ensino inclusivo e a ação do gestor. A construção democrática de um Projeto Político Pedagógico de   Educação Escolar Inclusiva. Adaptação curricular com vistas ao atendimento ao P.N.E.   Fundamentos da Educação Especial – 20h/a Ementa: Estudo dos fundamentos legais da política de educação inclusiva, a partir da compreensão das transformações históricas da Educação Especial, com vistas à construção de uma prática pedagógica/educacional inclusiva - favorecedora do acesso, permanência e sucesso do aluno com necessidades educativas especiais - sustentadas em princípios éticos e na aceitação da diversidade humana, em seus aspectos sociais, culturais e pessoais.   Atendimento Profilático Terapêutico à Família – 20h/a Ementa: Conhecimento sobre a história da família, bem como sua evolução até a família pós-moderna. Reflexão sobre a função social da família e seu conceito. Caracterização da representação social da deficiência assim como suas implicações no atendimento familiar. Explicitação dos conhecimentos sobre os processos psicológicos que incidem à família da pessoa com deficiência. Família e aprendizagem, família e escola. Reflexão sobre os conflitos vivenciados pela família durante o processo de inclusão escolar.   Primeiros Socorros em Ambiente Escolar – 20h/a Ementa: Perfil epidemiológico das urgências e emergências. Modalidades, competência e atribuições no atendimento às urgências e emergências: aspectos éticos e legais. Situações de risco. Importância da prevenção de acidentes. Atendimento pré-hospitalar básico nas emergências traumáticas e não traumáticas. Ferimentos. Choque. Hemorragia. Cinemática do trauma. Emergências clínicas mais comuns.   Sociedade e Acessibilidade – 20h/a Ementa: Exercer atividades, educação e investimento social para a promoção da defesa dos direitos de pessoas portadoras de necessidades especiais, deficientes físicos, crianças e adolescentes para o desenvolvimento humano, conduzindo pela promoção da assistência social, da ética, da paz, da cidadania, da democracia, da luta contra a discriminação, sexual, étnica e racial. As Linguagens Artísticas: Como Contribuição no Desenvolvimento das   Pessoas com Necessidades Especiais – 20h/a Ementa: O caráter teórico-prático das diferentes linguagens corporais e artísticas na Educação e sua contribuição para o desenvolvimento das múltiplas competências do educando e da formação para a cidadania. Os aspectos relacionados à conceituação, evolução, dimensões antropológicas, psicológicas e sociais da arte e do movimento na educação, no contexto da cultura nacional e universal.     Educação Inclusiva na Deficiência Auditiva e Surdez – 20h/a Ementa: Esta disciplina tem como pretensão levar conhecimentos sobre a postura do professor da classe comum, as diferenças na aprendizagem de alunos com deficiência auditiva ou surdez e, estratégias de ensino na perspectiva da Educação Inclusiva.   Educação Inclusiva na Deficiência Intelectual – 20h/a Ementa: Trajetória histórica da deficiência intelectual. Conceito. Currículo Natural Funcional. Legislação. Família. Autismo. Atividades de vida diária e prática. Comunicação Alternativa.   Educação Inclusiva na Sociedade à Diversidade – 20h/a Ementa: Noções gerais sobre as várias e mais importantes deficiências que auxiliarão o profissional no diagnóstico e implementação do processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais, evitando estigmas ou mecanismos de exclusão diante de dificuldades sociais.   Educação Inclusiva na deficiência Visual: Cegueira e Baixa Visão – 20h/a Ementa: Conduta interdisciplinar na avaliação pessoas com deficiência visual de forma a oferecer subsídios ao aluno para avaliar e atuar na capacitação das mesmas que apresentam essa deficiência. Desenvolver o raciocínio clínico do aluno considerando a queixa da família. Alencar a necessidade de pronto atendimento e usos de recursos de tecnologia assistiva, orientações, esclarecimentos e encaminhamentos.   Educação Inclusiva na Superdotação – 20h/a Ementa: Elencar os educadores e sociedade, diferenciar mitos de realidade, referente a alunos superdotados mostrando estratégias de inclusão permitindo este aluno se auto-reconhecer e se aceitar como diferente aumentando a produção científica e os pesquisadores na área de altas habilidades e inclusão. Educação Inclusiva na Deficiência Física e Mobilidade Reduzida – 20h/a Ementa: Caracterização dos alunos. Conceitos oficiais. Alternativas de ensino a partir da identificação de necessidades educacionais especiais. Atendimento educacional especializado para as áreas da deficiência física e intelectual. Ajudas técnicas: recursos para comunicação alternativa e recursos pedagógicos adaptados. Contribuições da perspectiva Histórico-Cultural. Funções psicológicas Superiores. Identificação de habilidades, dificuldades e necessidades dos alunos com deficiência física e intelectual. Acessibilidade na mobilidade, na comunicação e na aprendizagem. Acessibilidade na arquitetura e nos recursos didático-pedagógicos. identificação e implementação de recursos pedagógicos necessários à superação das barreiras de acesso e aprendizagem dos alunos com deficiência física, na escola comum, tendo como   base a Tecnologia Assistiva; Atendimento de necessidades específicas do aluno com deficiência física e intelectual, por meio do AEE.   Gestão em Educação Inclusiva Especial – 20h/a Ementa: Fundamentação teórica sobre a investigação e ação como estratégia de atuação que pode desencadear profissionais mais reflexivos, mais intervenientes nos contextos em que se inserem e desencadeadores de práticas pertinentes, oportunas e adaptadas às situações com as quais trabalham, para chegar à explicitação de um modelo de atuação que usa a investigação e ação em práticas de educação inclusiva.   Projetos de Inclusão: Casos de Sucesso – 20h/a Ementa: Fundamentar as diferentes formas de inclusão possíveis, desde a inclusão de pessoas com paralisia cerebral e síndrome de down até a inclusão digital. Também apresenta o relato de casos de sucesso para que através de sua leitura as pessoas percebam que é possível a inclusão e para que saibam como trabalhar com ela.   Planejamento e Práticas Pedagógicas Inclusiva – 20h/a Ementa: Panorama geral do atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: educação especializada; integração ; inclusão. Valorizar as diversidades culturais e linguísticas na promoção da Educação Inclusiva. Legislação. Brasileira: o contexto atual. Acessibilidade à escola e ao currículo. Adaptações curriculares   Tecnologia Assistiva – 20h/a Ementa: Descrição do conceito de Tecnologia Assistiva. Explicitação sobre a origem da Tecnologia Assistiva. Discussão sobre os objetivos da Tecnologia Assistiva. Caracterização das categorias de Tecnologia Assistiva. Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Comunicação alternativa. Inclusão digital.   Pesquisa e Produção Científica – 20h/a Ementa: Elaboração da Pesquisa. Conceito, tipos de pesquisa, métodos gerais e específicos, sua realização e comunicação de seus resultados, confecção de fichamentos, relatórios, resenhas e artigos e outros trabalhos científicos; o projeto de pesquisa e suas fases. Apresentação do TCC.   Metodologia do Trabalho Científico – 20h/a Ementa: O método científico e a prática da pesquisa. Função social da pesquisa. Tipos e características da pesquisa. Instrumentalização o do projeto de pesquisa. Relatório de pesquisa. Tipos de pesquisa jurídica. Questões fundamentais do planejamento da pesquisa. Projeto de monografia e artigo científico. As normas da ABNT.   Trabalho de Conclusão de Curso – 60h/a Ementa: Operacionalização de estudos piloto. Coleta de dados. Análise de dados. Redação final dos trabalhos de pesquisa. Apresentação em público.

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