1) ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS – 40h/a
EMENTA: Fundamentos da análise econômica: oferta demanda, equilíbrio de mercado, elasticidade-
preço e elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço da oferta. Mensuração da atividade
econômica: PIB e PNB, inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações
cíclicas. Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do banco Central. Balança de
pagamentos. Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e
crescimento. Os mercados competitivos e não competitivos, regulação de mercado, grupos econômicos,
atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.
2) ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO – 40h/a
EMENTA: Modelos de estrutura de Capital. Estratégia Empresarial e Financeira. Custo de Estresse
financeiro. Reestruturação empresarial e financeira. Financiamento através de fundos. Abertura de
capital. Project finance.
3) ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES – 20h/a
EMENTA: Histórico e definições. Teoria e Prática da Ética e Responsabilidade Social. A ética dentro das
empresas. Construindo uma empresa ética. Origens e definição de desenvolvimento sustentável - visão
filosófica e visão econômica. Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas
empresas e pessoas. A evolução da responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de
conduta. A cidadania corporativa aplicada na prática, como elemento empresarial estratégico.
4) FINANÇAS EMPRESARIAIS – 30h/a
EMENTA: Visão panorâmica das finanças corporativas: papel e as funções do administrador financeiro.
Conceitos de lucro e riqueza. Estruturas de capital: capital próprio e de terceiros. Binômio risco-retorno. O
coeficiente Beta e o Modelo CAPM. Custos do capital próprio e do capital de terceiros. Taxa mínima de
atratividade - TMA. Custo médio ponderado do capital - WACC. Endividamento e beneficio fiscal.
Dimensionamento da Necessidade do Capital de Giro. Avaliação de Ativos.
5) GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E PREÇOS – 40h/a
EMENTA: Apresentar os conceitos fundamentais para a formação dos preços dos produtos e serviços,
bem como as estratégias utilizadas pelo mercado para a configuração das margens necessárias para a
fixação dos preços dos produtos ou serviços junto aos consumidores, apresentando valores justos para a
aceitação desses.
6) LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA – 40h/a
EMENTA: Carga Tributária e Reforma Tributária. Crimes Tributários e Procedimentos de Fiscalização.
Receita Federal do Brasil (Super Receita). Multas Fiscais. Sistema Constitucional Tributário. Fato
Gerador/Obrigação Tributária e Lançamento. Sujeitos da Obrigação Tributária. Crédito Tributário.
Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário. Extinção do Crédito Tributário. Administração Tributária.
Relação Fisco X Contribuinte. Processo Administrativo Federal e Estadual. Execução fiscal e embargos.
Planejamento Tributário. Responsabilidade Tributária dos Sócios, Administradores e do Contador.
Desconsideração da Personalidade Jurídica. Lucro Presumido. Lucro Real. Garantias, privilégios e
preferências do crédito tributário. Tratados internacionais em matéria tributária. Elementos de conexão.
Tributação do investimento brasileiro no exterior. Tributação do investimento estrangeiro no Brasil.
Planejamento tributário internacional. Processo administrativo e judicial tributário. Procedimento e
processo administrativo tributário. Lançamento e fiscalização tributária. Tribunais administrativos. Ações
ordinárias em matéria tributária. Mandado de segurança em matéria tributária.
7) LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – 50h/a
EMENTA: Organizações segundo Mintzberg. Organizações segundo Handy. Organizações segundo
Morgan. Os gerentes e os papéis gerenciais: habilidades, competências e atribuições. Fundamentos da
liderança: estilos, autoridade, poder e delegação. Gerenciamento do trabalho em equipe. Comunicação
interpessoal e organizacional. Relações interpessoais. Motivação pessoal e profissional. Situações de
conflitos. Resolução e gerenciamento de conflitos. Conceitos e definições de negociação. Estilos de
negociadores. Etapas e técnicas para a negociação. Administração do tempo e reuniões eficazes no
trabalho. Processo decisório nas organizações: ferramentas de apoio à tomada de decisão. Mudança
organizacional. Resistência às mudanças.
8) MERCADO DE OPERAÇÕES FINANCEIRAS – 40h/a
EMENTA: Organização do sistema financeiro nacional. Regulação, autorregulação e conflito de agência.
Estrutura a termo de taxas de juros; Formação de preço de ativos de renda fixa em moeda local e
estrangeira. Introdução aos derivativos, Imunização e Hedge. Instrumentos de capitalização - Ações,
ADR's e BDR's. Instrumento de capitalização - Notas Promissórias e Debêntures. Fundos de investimento
e marcação a mercado de ativos.
9) METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – 20h/a
EMENTA: Delimitando o tema. Identificando o problema. Estabelecendo as hipóteses. Identificando o
objetivo geral. Definindo os objetivos específicos. A Fundamentação Teórica. Normas de padronização de
trabalhos acadêmicos. O trabalho científico. Organização do trabalho científico. Redação de um texto
científico. Editoração do trabalho científico. Metodologia de pesquisa.
10) PENSAMENTO ESTRATÉGICO – 40h/a
EMENTA: As escolas de pensamento e o Safári de Estratégia de Mintzberg. Evolução da gestão
estratégic a do planejamento financeiro à gestão estratégica. O propósito da organização. Definição
ampliada do negócio Visão, Missão, Princípios e Valores. O processo de formulação estratégica. Análise
ambiental externa e interna. Diagnóstico. Avaliação. Prontidão. Tendências. Descontinuidades.
Turbulências. Ferramentas para análise ambiental externa Matriz SWOT. Ferramentas para análise
ambiental interna. Análise estrutural da indústria. Competências essenciais. Análise de portfólio Matriz
BCG. Matriz de atratividade. Segmentação e posicionamento. Direcionamento estratégico. Estratégias
genéricas custo. Diferenciação. Foco. Diversificação. Concentração. Penetração Produto x Mercado.
Balanced Scorecard. Tecnologia e inovação. Inovação tecnológica em um ambiente competitivo.
Organização para a inovação. Pensamento Sistêmico.
11) PESQUISA, REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TCC – 60h/a
EMENTA: Colocar em execução um projeto de pesquisa. Coletar e analisar os dados respectivos. Redigir
e revisar o trabalho final. Submeter o trabalho à banca avaliadora. Promover os ajustes finais indicados
pela banca.