MBA – EM FINANÇAS CORPORATIVAS

Seja bem-vindo ao MBA da Sentido Único! Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso! O Melhor MBA em Finanças Corporativas é na Sentido Único! Será uma honra tê-lo como nosso aluno!
OBJETIVO
Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.
Público Alvo
Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.
Pré-requisitos
O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticada)
Conteúdo Programático
1) ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS – 40h/a EMENTA: Fundamentos da análise econômica: oferta demanda, equilíbrio de mercado, elasticidade- preço e elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço da oferta. Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB, inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações cíclicas. Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do banco Central. Balança de pagamentos. Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e crescimento. Os mercados competitivos e não competitivos, regulação de mercado, grupos econômicos, atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.   2) ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO – 40h/a EMENTA: Modelos de estrutura de Capital. Estratégia Empresarial e Financeira. Custo de Estresse financeiro. Reestruturação empresarial e financeira. Financiamento através de fundos. Abertura de capital. Project finance.   3) ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES – 20h/a EMENTA: Histórico e definições. Teoria e Prática da Ética e Responsabilidade Social. A ética dentro das empresas. Construindo uma empresa ética. Origens e definição de desenvolvimento sustentável - visão filosófica e visão econômica. Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. A evolução da responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. A cidadania corporativa aplicada na prática, como elemento empresarial estratégico.   4) FINANÇAS EMPRESARIAIS – 30h/a EMENTA: Visão panorâmica das finanças corporativas: papel e as funções do administrador financeiro. Conceitos de lucro e riqueza. Estruturas de capital: capital próprio e de terceiros. Binômio risco-retorno. O coeficiente Beta e o Modelo CAPM. Custos do capital próprio e do capital de terceiros. Taxa mínima de atratividade - TMA. Custo médio ponderado do capital - WACC. Endividamento e beneficio fiscal. Dimensionamento da Necessidade do Capital de Giro. Avaliação de Ativos.   5) GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E PREÇOS – 40h/a EMENTA: Apresentar os conceitos fundamentais para a formação dos preços dos produtos e serviços, bem como as estratégias utilizadas pelo mercado para a configuração das margens necessárias para a fixação dos preços dos produtos ou serviços junto aos consumidores, apresentando valores justos para a aceitação desses.   6) LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA – 40h/a EMENTA: Carga Tributária e Reforma Tributária. Crimes Tributários e Procedimentos de Fiscalização. Receita Federal do Brasil (Super Receita). Multas Fiscais. Sistema Constitucional Tributário. Fato Gerador/Obrigação Tributária e Lançamento. Sujeitos da Obrigação Tributária. Crédito Tributário. Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário. Extinção do Crédito Tributário. Administração Tributária. Relação Fisco X Contribuinte. Processo Administrativo Federal e Estadual. Execução fiscal e embargos. Planejamento Tributário. Responsabilidade Tributária dos Sócios, Administradores e do Contador. Desconsideração da Personalidade Jurídica. Lucro Presumido. Lucro Real. Garantias, privilégios e preferências do crédito tributário. Tratados internacionais em matéria tributária. Elementos de conexão.   Tributação do investimento brasileiro no exterior. Tributação do investimento estrangeiro no Brasil. Planejamento tributário internacional. Processo administrativo e judicial tributário. Procedimento e processo administrativo tributário. Lançamento e fiscalização tributária. Tribunais administrativos. Ações ordinárias em matéria tributária. Mandado de segurança em matéria tributária.   7) LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – 50h/a EMENTA: Organizações segundo Mintzberg. Organizações segundo Handy. Organizações segundo Morgan. Os gerentes e os papéis gerenciais: habilidades, competências e atribuições. Fundamentos da liderança: estilos, autoridade, poder e delegação. Gerenciamento do trabalho em equipe. Comunicação interpessoal e organizacional. Relações interpessoais. Motivação pessoal e profissional. Situações de conflitos. Resolução e gerenciamento de conflitos. Conceitos e definições de negociação. Estilos de negociadores. Etapas e técnicas para a negociação. Administração do tempo e reuniões eficazes no trabalho. Processo decisório nas organizações: ferramentas de apoio à tomada de decisão. Mudança organizacional. Resistência às mudanças.   8) MERCADO DE OPERAÇÕES FINANCEIRAS – 40h/a EMENTA: Organização do sistema financeiro nacional. Regulação, autorregulação e conflito de agência. Estrutura a termo de taxas de juros; Formação de preço de ativos de renda fixa em moeda local e estrangeira. Introdução aos derivativos, Imunização e Hedge. Instrumentos de capitalização - Ações, ADR's e BDR's. Instrumento de capitalização - Notas Promissórias e Debêntures. Fundos de investimento e marcação a mercado de ativos.   9) METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – 20h/a EMENTA: Delimitando o tema. Identificando o problema. Estabelecendo as hipóteses. Identificando o objetivo geral. Definindo os objetivos específicos. A Fundamentação Teórica. Normas de padronização de trabalhos acadêmicos. O trabalho científico. Organização do trabalho científico. Redação de um texto científico. Editoração do trabalho científico. Metodologia de pesquisa.   10) PENSAMENTO ESTRATÉGICO – 40h/a EMENTA: As escolas de pensamento e o Safári de Estratégia de Mintzberg. Evolução da gestão estratégic a do planejamento financeiro à gestão estratégica. O propósito da organização. Definição ampliada do negócio Visão, Missão, Princípios e Valores. O processo de formulação estratégica. Análise ambiental externa e interna. Diagnóstico. Avaliação. Prontidão. Tendências. Descontinuidades. Turbulências. Ferramentas para análise ambiental externa Matriz SWOT. Ferramentas para análise ambiental interna. Análise estrutural da indústria. Competências essenciais. Análise de portfólio Matriz BCG. Matriz de atratividade. Segmentação e posicionamento. Direcionamento estratégico. Estratégias genéricas custo. Diferenciação. Foco. Diversificação. Concentração. Penetração Produto x Mercado. Balanced Scorecard. Tecnologia e inovação. Inovação tecnológica em um ambiente competitivo. Organização para a inovação. Pensamento Sistêmico.   11) PESQUISA, REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TCC – 60h/a EMENTA: Colocar em execução um projeto de pesquisa. Coletar e analisar os dados respectivos. Redigir e revisar o trabalho final. Submeter o trabalho à banca avaliadora. Promover os ajustes finais indicados pela banca.

Pré
Inscrição