1) Gestão de Pessoas – 20h/a
Ementa: A disciplina apresenta uma visão estratégia da área de Recursos Humanos, com
destaque para a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação
dentro da organização. Compreende a evolução dos conceitos de Recursos humanos à
gestão de pessoas, os recursos humanos como função estratégica para obtenção de
resultados, o alinhamento estratégico da gestão de pessoas aos valores e estratégicas
organizacionais. Aborda-se também modelos de planejamento e politicas de recursos
humanos.
2) Gestão Financeira – 20h/a
Ementa: A disciplina aborda conceitos financeiros, sua importância e aplicação no contexto
empresarial, dando uma visão panorâmica de finanças corporativas. Expõe as relações
entre risco e retorno, o custo médio ponderado de capital e as metodologias financeiras
para análise de projetos (valor presente líquido, taxa interna de retorno, e payback).
Examina a questão do valor do dinheiro no tempo, usando técnicas de matemática
financeira, risco e retorno de investimentos e orçamento de caixa. Visa também orientar
nas decisões que impactam diretamente resultados em convergência com a estratégia das
organizações.
3) Gestão Estratégica – 20h/a
Ementa: A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica,
tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos,
formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos
que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem
voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das
principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita um amplo
aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais;
análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de
performance.
4) Gestão de Marketing – 30h/a
Ementa: A disciplina.aborda os conceitos fundamentais de Marketing e sua aplicação em
empresas com atuação tanto em mercados business-to-consumer (B2C) como em
mercados business-to-business.(B2B) Dentre os tópicos abordados destacam-se
orientações da empresa ao mercado, o mix de marketing, planejamento estratégico de
marketing, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, segmentação, seleção
de mercados-alvo e posicionamento, o ciclo de vida do produto, a gerência de produtos e
serviços e a comunicação integrada de marketing. É dada ênfase à administração
mercadológica do portfólio de produtos/serviço, tanto quantitativamente, quanto
qualitativamente.
5) Gestão de Vendas e Negociação – 20h/a
Ementa: Vendas na estratégia de marketing. Análise potencial de mercado e previsão de
vendas. Planejamento e gestão da força de vendas. Estruturação organizacional de
vendas e remuneração da equipe de vendas. Avaliação da equipe de vendas e coaching.
Gestão de talentos em vendas. Formas de Negociar. O processo, planejamento e
preparação de negociações e a tomada de decisões. As formas de abordar conflitos e
relacionamento entre as partes. Táticas e Técnicas de Negociação. Como aumentar as
vendas no seu cliente (Customer share)
6) Marketing Contemporâneo – 30h/a
Ementa: A atividade do marketing nas mais diversas áreas de atuação. O MKT de
Serviços, o MKT de Varejo, o MKT Cultural, o MKT Social, o MKT Esportivo, o MKT de
Relacionamento, outros campos de atuação (eleitoral, político, governamental, religioso,
educacional, hospitalar).
7) Comportamento do Consumidor – 20h/a
Ementa: Análise dos mercados consumidores e do comportamento de compra. Análise dos
mercados empresariais e do comportamento de compra organizacional (B2C e B2B). O
que, como e porque o mercado consumidor decide entre o produto de uma empresa ou da
concorrência, fatores que influenciam no comportamento de compra dos consumidores, e o
que permite a tomada de decisões acertadas na comercialização do produto e serviço.
8) MARKETING DE VAREJO – 30h/a
Ementa: Evolução do Varejo; Marketing de Varejo conceitos; composto de marketing no
varejo; ciclo de vida no varejo; a globalização do varejo; inserção do Varejo Brasileiro no
Contexto Atual. Métricas de marketing aplicadas ao varejo
9) Marketing de Serviços e Produtos – 30h/a
Ementa: Fundamentação de marketing de serviços e produtos. Apresentam-se as
ferramentas para a gestão estratégica de produtos e serviços no varejo e nas relações
B2B. Realiza-se uma análise do ambiente mercadológico em serviços e a importância
deste setor para a economia brasileira. Amplia-se a visão sobre as características da
intangibilidade do setor e os pilares estratégicos para uma gestão de marketing em
serviços. Além dos conceitos e princípios de marketing voltados à dinâmica da atividade de
serviços, o aluno compreende quais as principais ferramentas e instrumentos de gestão, o
que é valor ao cliente e como a inovação em serviços afeta geração de value proposition
ao cliente, inclusive na composição do mix para produtos tangíveis.
10) Comunicação Integrada de Marketing – 30h/a
Ementa: A função da comunicação de marketing. Desenvolvimento de uma comunicação
eficaz. Decisão sobre o mix de comunicação de marketing. Gerenciamento do processo de
comunicação integrada de marketing
11) Gestão de Marcas – 20h/a
Ementa: Ferramentas para o desenvolvimento e gestão de marcas, consideradas os
principais ativos da empresa. Analisa as considerações sobre associação de aspectos
emocionais e racionais à marca. Estratégias do Produto. Gerenciamento de marcas de
bens e serviços. Linhas de Produtos e Marcas. Desenvolvendo novos produtos. Brand
Equity.
12) Sistemas de Informações de Marketing e Pesquisa – 20h/a
Ementa: O sistema de informações Mercadológicas (SIM); inteligência de marketing e
pesquisa de marketing. Tipos de pesquisa. Quando e como usá-las. O projeto de pesquisa.
Tipos de amostragens e seleção de métodos de coleta. Como escolher entre fazer ou
contratar uma pesquisa. Relatórios e análise dos dados.
13) Marketing de Relacionamento – 30h/a
Ementa: Esta disciplina apresenta técnicas, tecnologias e modelos de gestão quantitativos
e qualitativos na gestão do marketing de relacionamento. Assume-se a premissa de que
mais importante do que atrair um novo cliente é a manutenção do atual por meio da
satisfação e superação de suas expectativas. A disciplina aborda o tema de marketing de
relacionamento como uma filosofia que deve permear toda a empresa, desta forma,
direcionando todos os esforços para garantir a qualidade total, o gerenciamento das
informações sobre clientes e o incremento de valor vitalício a cada um dos clientes.
14) Comunicação e Mídia Digital – 20h/a
Ementa: A disciplina mostra como utilizar os novos canais de comunicação e tecnologias
para interagir com o novo consumidor, diminuindo custos, aumentando vendas e
atendendo o cliente em qualquer lugar, sete dias por semana, 24 horas por dia. Apresenta
as novas mídias e tecnologias que estão disponíveis para auxiliar e complementar as
ações de comunicação, marketing, relacionamento e fidelização. A disciplina possibilita ao
aluno saber como planejar, criar e gerenciar ações de comunicação nas Mídias Digitais.
Mostra ao aluno como planejar as ações de branding nas Mídias Digitais, tendo em vista
os objetivos estratégicos, as metas de campanha e os resultados que a empresa almeja
atingir
15) Metodologia Cientifica – 20h/a
Ementa: O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas
de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem
como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as
etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Métodos e Técnicas de pesquisa.
Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do
projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas
para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de
pesquisa.
16) Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação – 60h/a
Ementa: Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se
fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os
participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com
os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é
direcionado para o desenvolvimento de um plano de negócio, monografia, artigo científico
ou consultoria sempre com ênfase no mercado.