MBA – EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Seja bem-vindo ao MBA da Sentido Único! Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso! O Melhor MBA em Gestão Estratégica de Pessoas  é na Sentido Único! Será uma honra tê-lo como nosso aluno!
OBJETIVO
Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.
Público Alvo
Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.
Pré-requisitos
Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC e no ato da inscrição apresentar cópia do diploma e histórico escolar autenticado e copia simples do RG e comprovante de residencia.
Conteúdo Programático
1) ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS – 40h/a EMENTA: Fundamentos da análise econômica: oferta demanda, equilíbrio de mercado, elasticidade-preço e elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço da oferta. Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB, inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações cíclicas. Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do banco Central. Balança de pagamentos. Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e crescimento. Os mercados competitivos e não competitivos, regulação de mercado, grupos econômicos, atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.   2) COMPETÊNCIAS E PERFORMANCE PROFISSIONAL – 40h/a EMENTA: Desempenho e potencial: uma diferenciação necessária. Alinhamento do desempenho humano ao organizacional. Modelos de gestão de desempenho. Gestão do desempenho: modelos, ferramenta BSC, sistemas integrados e métodos de avaliação. Abordagem interpessoal das limitações. Preparação dos gestores de desempenho.   3) CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL – 40h/a EMENTA: O clima e a cultura organizacional. Diagnósticos. Como gerenciar o clima e a cultura de uma organização. O exercício do poder como expressão cultural. Tipos de comprometimento. Como mudar uma organização. A mudança organizacional e a mudança da estrutura e da estratégia organizacional. Fases de um processo de mudança e o impacto na cultura organizacional. Implicações para a gestão de RH.   4) EMPREGABILIDADE E CARREIRA PROFISSIONAL – 40h/a EMENTA: Planejar e preparar estratégias em busca da inserção no mercado de trabalho. Construção e administração da carreira profissional: carreiras em transformação. Estágios da carreira. Fatores de sucesso e fracasso profissional. Empregabilidade e o mundo moderno.   5) ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES – 20h/a EMENTA: Histórico e definições. Teoria e Prática da Ética e Responsabilidade Social. A ética dentro das empresas. Construindo uma empresa ética. Origens e definição de desenvolvimento sustentável - visão filosófica e visão econômica. Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. A evolução da responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. A cidadania corporativa aplicada na prática, como elemento empresarial estratégico.   6) GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES – 40h/a EMENTA: Conhecimento: aspectos teóricos e práticos. Conhecimento como fonte de inovação e vantagem competitiva. Teoria da criação do conhecimento. Gestão do conhecimento e gestão por competências. Gestão do capital intelectual e a mensuração de ativos intangíveis.   7) LEGISLAÇÃO TRABALHISTA – 40h/a EMENTA: Responsabilidade Trabalhista e Previdenciária da Empresa. O Novo nas Relações Individuais de Trabalho (ex. Remuneração variável; Participação nos lucros e resultados; Banco de Horas; Registros eletrônicos; etc.). Assédio Moral no Trabalho. Terceirização: como evitar riscos e outros problemas legais. Ações Preventivas e Administração do Passivo Trabalhista. Futuro das Questões Trabalhistas.   8) LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – 40h/a EMENTA: Organizações segundo Mintzberg. Organizações segundo Handy. Organizações segundo Morgan. Os gerentes e os papéis gerenciais: habilidades, competências e atribuições. Fundamentos da liderança: estilos, autoridade, poder e delegação. Gerenciamento do trabalho em equipe. Comunicação interpessoal e organizacional. Relações interpessoais. Motivação pessoal e profissional. Situações de conflitos. Resolução e gerenciamento de conflitos. Conceitos e definições de negociação. Estilos de negociadores. Etapas e técnicas para a negociação. Administração do tempo e reuniões eficazes no trabalho. Processo decisório nas organizações: ferramentas de apoio à tomada de decisão. Mudança organizacional. Resistência às mudanças.   9) METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – 20h/a EMENTA: Delimitando o tema. Identificando o problema. Estabelecendo as hipóteses. Identificando o objetivo geral. Definindo os objetivos específicos. A Fundamentação Teórica. Normas de padronização de trabalhos acadêmicos. O trabalho científico. Organização do trabalho científico. Redação de um texto científico. Editoração do trabalho científico. Metodologia de pesquisa.   10) PENSAMENTO ESTRATÉGICO – 20h/a EMENTA: As escolas de pensamento e o Safári de Estratégia de Mintzberg. Evolução da gestão estratégic a do planejamento financeiro à gestão estratégica. O propósito da organização. Definição ampliada do negócio Visão, Missão, Princípios e Valores. O processo de formulação estratégica. Análise ambiental externa e interna. Diagnóstico. Avaliação. Prontidão. Tendências. Descontinuidades. Turbulências. Ferramentas para análise ambiental externa Matriz SWOT. Ferramentas para análise ambiental interna. Análise estrutural da indústria. Competências essenciais. Análise de portfólio Matriz BCG. Matriz de atratividade. Segmentação e posicionamento. Direcionamento estratégico. Estratégias genéricas custo. Diferenciação. Foco. Diversificação. Concentração. Penetração Produto x Mercado. Balanced Scorecard. Tecnologia e inovação. Inovação tecnológica em um ambiente competitivo. Organização para a inovação. Pensamento Sistêmico.   11) PESQUISA, REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TCC – 60h/a EMENTA: Colocar em execução um projeto de pesquisa. Coletar e analisar os dados respectivos. Redigir e revisar o trabalho final. Submeter o trabalho à banca avaliadora. Promover os ajustes finais indicados pela banca.   12) PROVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS – 20h/a EMENTA: Identificação e Retenção de Talentos. Modelos para retenção do conhecimento organizacional. Escalas do processo sucessório estruturado. Cultura organizacional X planejamento de sucessão. Governança dos processos sucessórios. Modelos de desenvolvimento para sucessão. Abordagem dos métodos de recrutamento e seleção, discutindo-os como práticas estratégicas na Captação e na Retenção de Pessoas. Análise das implicações desses métodos nas políticas de Gestão de Pessoas nas Organizações. Recrutamento - externo e interno. O capital social e as redes sociais como fonte de recrutamento e seleção. Discussão do papel do profissional de Recursos Humanos na Captação e na Retenção de Pessoas (aspectos técnicos e éticos). Técnicas de Entrevista de Seleção e Seleção por Competências, avaliação de potencial, avaliação psicológica, prova prática, prova técnica, prova de conhecimentos. Avaliação 360º e o recrutamento interno. Aspectos subjetivos nos processos de seleção. Devolução ao candidato e ao responsável pela vaga. Outros procedimentos de recrutamento e seleção: contratação de Pessoas com Deficiência (PCD), contratação de estrangeiros, contratação de servidores públicos. Parecer sobre o candidato avaliado. Mapeamento dos talentos na organização: por que são talentos, como e por que mantê- los na organização.

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