PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Seja bem-vindo a Pós Graduação da Sentido Único! Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso! A Melhor Especialização em Lato Sensu em Educação Infantil é na Sentido Único! Será uma honra tê-lo como nosso aluno!
OBJETIVO
Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.
Público Alvo
Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.
Pré-requisitos
O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticad
Conteúdo Programático
1) Mídia, Tecnologia e Aprendizagem – 30h/a A mídia como recurso para construção de discursos. Mídia e vida humana – implicações e intervenções na natureza humana a partir do aparato tecnológico do Sistema Social da Mídia. Imagens Midiáticas e suas relações sociais. Linguagens midiáticas e suas implicações sobre a formação do sujeito. A mídia como dispositivo pedagógico. Mídia e tecnologia, a ampliação do potencial comunicativo. A mídia e seu potencial de (re)significar objetos. A relação da mídia com a educação, no estabelecimento de contextos complexos para a relação ensino/aprendizagem.   2) Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior – 20h/a Caracterização da educação superior e suas finalidades. Fundamentos pedagógicos do ensino superior amparados nas tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. Processo formativo na educação superior, priorizando a universidade como espaço por excelência para a produção do conhecimento. Excelência e competência profissional na ação docente. Fundamentos filosóficos da educação superior. A reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura.   3) Diversidade e Inclusão Educacional – 30h/a Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.   4) Teorias do Pensamento Contemporâneo – 30h/a A natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do conhecimento, considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a imagem. Estruturas e formas de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Pensamento científico, da era clássica à moderna. O Racionalismo: a faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A razão”. Paradigmas do pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade da consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A complexidade humana: limites e desafios culturais.     5) A Psicologia do Comportamento Escolar – 30h/a Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.   6) Metodologia da Pesquisa Científica – 20h/a Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.   7) Formação Pessoal, Social e Conhecimento de Mundo – 30h/a A Origem da Filosofia e seu significado. O sentido da filosofia e sua etimologia. A passagem do mito a filosofia. Preocupações e características da filosofia nascente. A filosofia dos présocráticos. Sócrates e a emergência do humano na Filosofia. Sócrates, os sofistas e a batalha das ideias: Conhecete a ti mesmo; o homem e sua psique; o método introspectivo e autoeducação; a maiêutica socrática e a descoberta da verdade. Platão e a educação pública do cidadão. O Mito da Caverna de Platão. Aristóteles e a Educação para a Formação Política. Rousseau e a Educação para a Vida e para Liberdade. Foucault, Educação controle e disciplina.   8) Lúdico e o Ensino de Literatura na Educação Básica – 30h/a A literatura e sua relação com a leitura na educação básica. A qualidade dos textos explorados na escola. Conceito de literatura. Funções da literatura. A leitura significativa na escola. A importância do lúdico na formação social do indivíduo. O sentido do jogo para a criança. O jogo e a fascinação. O lúdico e a palavra. Poesia: um “brincar” com as palavras. As várias possibilidades de leitura de um texto.     9) Metodologia em Linguagem Oral e Escrita – 30h/a Oralidade, escrita e leitura: processos integrantes e indispensáveis à alfabetização e ao letramento. Linguagem oral e escrita: uma constante no cotidiano. Práticas correntes da linguagem oral e escrita na educação infantil. A criança e a linguagem oral: a linguagem oral e o planejamento da ação pedagógica; Variação linguística; objetivos do ensino da linguagem oral na educação infantil; sugestões de práticas de oralidade na educação infantil. A avaliação da oralidade. A criança e a linguagem escrita. Para quem escrever. A história da escrita. Produzindo a escrita: fase pré-silábica; Fase silábica sem valor sonoro; Fase silábica com valor sonoro; fase silábica-alfabética; fase alfabética. A escrita como processo. O professor como escriba. Reescrita. Ambiente alfabetizador. O uso do caderno. Objetivos do ensino da linguagem escrita na educação infantil. A avaliação da escrita. A criança e a leitura. A escola e o desenvolvimento de atitudes leitoras. Finalidades e funções da leitura. Leitura literária. Objetivos do ensino da leitura na educação infantil. Práticas de leitura na Educação Infantil. Avaliação de leitura.   10) Práticas Pedagógicas: Movimento, Música e Artes Visuais – 30h/a Panorama do Ensino da Arte e Artes no Brasil: Percurso do ensino da arte no contexto escolar. O início do ensino da arte no Brasil: A influência da pedagogia tradicional; Escola Nova: o ensino centrado no aluno. Pedagogia Crítica: A arte voltada para a aprendizagem contextualizada. Tecnicismo: Ausência de relação com a realidade do aluno e do professor. Sistematização de conteúdos e metodologias. Diversidade e pluralidade cultural: Ênfase ao questionamento dos conteúdos. Cotidiano e mídia: Novas vertentes do ensino da arte. Práticas Pedagógicas: Transformação, criatividade e expressão. Conhecimento de Mundo: Movimento, música e artes visuais. Movimento: Muito mais do que mexer partes do corpo. Música: Expressão e produção de silêncio e sons. Artes Visuais: Expressão e Comunicação.   11) Práticas Pedagógicas: Natureza, Sociedade e Matemática – 30h/a Concepção atual do aluno da Educação Infantil e o perfil da Educação Infantil. Educação Matemática na Educação Infantil. Números e sistema de numeração. Grandezas e medidas. Espaço e forma. Orientações didáticas da educação matemática. O recurso às brincadeiras e aos jogos infantis com vistas à ampliação do conhecimento da criança. Os jogos de percurso para trabalhar diferentes conteúdos. Natureza e sociedade na educação infantil. Orientações didáticas para o trabalho educativo de natureza e sociedade. Conhecendo fenômenos da natureza.   12) Práticas Pedagógicas do Ensino de Matemática na Educação Infantil – 30h/a Importância da educação infantil. Considerações acerca da Educação Infantil na LDB e na Constituição. Piaget e Vygotsky: a influência destes dois autores sobre as teorias educacionais. A criança na educação infantil. O professor e a professora na educação infantil. Abordagens e teorias de ensino: Ensino Clássico; Matemática Moderna; Didática da Matemática; Teoria das Situações Didáticas – Guy Brousseau; Resolução de Problemas; A questão do sentido da matemática. Propostas de práticas de Matemática na Educação Infantil: Áreas a serem desenvolvidas e objetivos gerais; processos mentais básicos; considerações sobre o ensino dos números; considerações sobre o ensino de geometria; Considerações sobre a medição. Atividades em sala de aula.   13) Didática do Ensino Superior – 20h/aula   Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais da atualidade, o aluno da pós- graduação analisa, de forma sistêmica, os elementos do processo de ensino e aprendizagem; conhece e elabora instrumentos de fins e meios visando à coerência entre as propostas teóricas e a sua realização.   14) Trabalho de Conclusão de Curso – 60h/aula Ementa: Operacionalização de estudos piloto. Coleta de dados. Análise de dados. Redação final dos trabalhos de pesquisa. Apresentação em público.

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