1) Mídia, Tecnologia e Aprendizagem – 30h/a
A mídia como recurso para construção de discursos. Mídia e vida humana – implicações e
intervenções na natureza humana a partir do aparato tecnológico do Sistema Social da Mídia.
Imagens Midiáticas e suas relações sociais. Linguagens midiáticas e suas implicações sobre a
formação do sujeito. A mídia como dispositivo pedagógico. Mídia e tecnologia, a ampliação do
potencial comunicativo. A mídia e seu potencial de (re)significar objetos. A relação da mídia
com a educação, no estabelecimento de contextos complexos para a relação
ensino/aprendizagem.
2) Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior – 20h/a
Caracterização da educação superior e suas finalidades. Fundamentos pedagógicos do ensino
superior amparados nas tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social
dos conteúdos. Processo formativo na educação superior, priorizando a universidade como
espaço por excelência para a produção do conhecimento. Excelência e competência
profissional na ação docente. Fundamentos filosóficos da educação superior. A reflexão
filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos críticos e conscientes de sua
condição de produtores de cultura.
3) Diversidade e Inclusão Educacional – 30h/a
Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a
constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A
desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço
para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos,
discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e
institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos
professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade
cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do
respeito às diferenças.
4) Teorias do Pensamento Contemporâneo – 30h/a
A natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do conhecimento,
considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a imagem. Estruturas e formas de
conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Pensamento científico, da era clássica
à moderna. O Racionalismo: a faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A
razão”. Paradigmas do pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade
da consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A
complexidade humana: limites e desafios culturais.
5) A Psicologia do Comportamento Escolar – 30h/a
Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo
de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e
científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento
professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais.
Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades
sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento
escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação
dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais
influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem
ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.
6) Metodologia da Pesquisa Científica – 20h/a
Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso
comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos
métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A
epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais
métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A
evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória,
descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema,
hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de
pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa.
Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração
do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.
7) Formação Pessoal, Social e Conhecimento de Mundo – 30h/a
A Origem da Filosofia e seu significado. O sentido da filosofia e sua etimologia. A passagem do
mito a filosofia. Preocupações e características da filosofia nascente. A filosofia dos
présocráticos. Sócrates e a emergência do humano na Filosofia. Sócrates, os sofistas e a
batalha das ideias: Conhecete a ti mesmo; o homem e sua psique; o método introspectivo e
autoeducação; a maiêutica socrática e a descoberta da verdade. Platão e a educação pública
do cidadão. O Mito da Caverna de Platão. Aristóteles e a Educação para a Formação Política.
Rousseau e a Educação para a Vida e para Liberdade. Foucault, Educação controle e
disciplina.
8) Lúdico e o Ensino de Literatura na Educação Básica – 30h/a
A literatura e sua relação com a leitura na educação básica. A qualidade dos textos explorados
na escola. Conceito de literatura. Funções da literatura. A leitura significativa na escola. A
importância do lúdico na formação social do indivíduo. O sentido do jogo para a criança. O jogo
e a fascinação. O lúdico e a palavra. Poesia: um “brincar” com as palavras. As várias
possibilidades de leitura de um texto.
9) Metodologia em Linguagem Oral e Escrita – 30h/a
Oralidade, escrita e leitura: processos integrantes e indispensáveis à alfabetização e ao
letramento. Linguagem oral e escrita: uma constante no cotidiano. Práticas correntes da
linguagem oral e escrita na educação infantil. A criança e a linguagem oral: a linguagem oral e
o planejamento da ação pedagógica; Variação linguística; objetivos do ensino da linguagem
oral na educação infantil; sugestões de práticas de oralidade na educação infantil. A avaliação
da oralidade. A criança e a linguagem escrita. Para quem escrever. A história da escrita.
Produzindo a escrita: fase pré-silábica; Fase silábica sem valor sonoro; Fase silábica com valor
sonoro; fase silábica-alfabética; fase alfabética. A escrita como processo. O professor como
escriba. Reescrita. Ambiente alfabetizador. O uso do caderno. Objetivos do ensino da
linguagem escrita na educação infantil. A avaliação da escrita. A criança e a leitura. A escola e
o desenvolvimento de atitudes leitoras. Finalidades e funções da leitura. Leitura literária.
Objetivos do ensino da leitura na educação infantil. Práticas de leitura na Educação Infantil.
Avaliação de leitura.
10) Práticas Pedagógicas: Movimento, Música e Artes Visuais – 30h/a
Panorama do Ensino da Arte e Artes no Brasil: Percurso do ensino da arte no contexto escolar.
O início do ensino da arte no Brasil: A influência da pedagogia tradicional; Escola Nova: o
ensino centrado no aluno. Pedagogia Crítica: A arte voltada para a aprendizagem
contextualizada. Tecnicismo: Ausência de relação com a realidade do aluno e do professor.
Sistematização de conteúdos e metodologias. Diversidade e pluralidade cultural: Ênfase ao
questionamento dos conteúdos. Cotidiano e mídia: Novas vertentes do ensino da arte. Práticas
Pedagógicas: Transformação, criatividade e expressão. Conhecimento de Mundo: Movimento,
música e artes visuais. Movimento: Muito mais do que mexer partes do corpo. Música:
Expressão e produção de silêncio e sons. Artes Visuais: Expressão e Comunicação.
11) Práticas Pedagógicas: Natureza, Sociedade e Matemática – 30h/a
Concepção atual do aluno da Educação Infantil e o perfil da Educação Infantil. Educação
Matemática na Educação Infantil. Números e sistema de numeração. Grandezas e medidas.
Espaço e forma. Orientações didáticas da educação matemática. O recurso às brincadeiras e
aos jogos infantis com vistas à ampliação do conhecimento da criança. Os jogos de percurso
para trabalhar diferentes conteúdos. Natureza e sociedade na educação infantil. Orientações
didáticas para o trabalho educativo de natureza e sociedade. Conhecendo fenômenos da
natureza.
12) Práticas Pedagógicas do Ensino de Matemática na Educação Infantil – 30h/a
Importância da educação infantil. Considerações acerca da Educação Infantil na LDB e na
Constituição. Piaget e Vygotsky: a influência destes dois autores sobre as teorias educacionais.
A criança na educação infantil. O professor e a professora na educação infantil. Abordagens e
teorias de ensino: Ensino Clássico; Matemática Moderna; Didática da Matemática; Teoria das
Situações Didáticas – Guy Brousseau; Resolução de Problemas; A questão do sentido da
matemática. Propostas de práticas de Matemática na Educação Infantil: Áreas a serem
desenvolvidas e objetivos gerais; processos mentais básicos; considerações sobre o ensino
dos números; considerações sobre o ensino de geometria; Considerações sobre a medição.
Atividades em sala de aula.
13) Didática do Ensino Superior – 20h/aula
Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais da atualidade, o aluno da pós-
graduação analisa, de forma sistêmica, os elementos do processo de ensino e aprendizagem;
conhece e elabora instrumentos de fins e meios visando à coerência entre as propostas
teóricas e a sua realização.
14) Trabalho de Conclusão de Curso – 60h/aula
Ementa: Operacionalização de estudos piloto. Coleta de dados. Análise de dados. Redação
final dos trabalhos de pesquisa. Apresentação em público.