PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONAL

Seja bem-vindo a Pós Graduação da Sentido Único! Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso! A Melhor Especialização em Lato Sensu em Psicopedagogia Clinica e Institucional é na Sentido Único! Será uma honra tê-lo como nosso aluno!
OBJETIVO
Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.
Público Alvo
Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.
Pré-requisitos
O candidato a este Curso deve efetivar matrícula na Unidade a qual irá realizar o Curso e portar os documentos abaixo: RG (Xerox Simples); CPF (Xerox Simples); Comprovante de Residência (Xerox Simples); Diploma de Graduação (Xerox Autenticada); Histórico da Graduação (Xerox Autenticada).
Conteúdo Programático
1) Introdução à Psicopedagogia – 40h/a Ementa: Disciplina inicial de introdução abordando o histórico, os campos de atuação, identidade e ética psicopedagógica. Fracasso escolar, o fracasso da aprendizagem e obstáculos na aprendizagem. Matrizes de aprendizagem.   2) Aspectos neuropsicológicos dos problemas de aprendizagem – 40h/a Ementa: Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.   3) Dinâmica das Relações Familiares e Sociais – 30h/a Ementa: Concepções. Contextos familiares e cultura social no século XXI. A organização e a estrutura relacional. A comunicação familiar. Estilos familiares. Diversidades familiares. O sofrimento relacional na família. A criança e o adolescente sintomáticos. Principais disfunções familiares.   4) Desenvolvimento afetivo-emocional e aprendizagem – 30h/a Ementa: Caracterizar o desenvolvimento humano nos vértices afetivo-emocional e das modalidades de aprendizagem que possibilitem uma organização adequada do psiquismo frente às exigências sociais e escolares. Considerar os referenciais teóricos psicossocial e psicanalítico na tentativa de compreensão dos estados emocionais e vinculares relacionando- os aos fenômenos psicopatológicos que causam sintomas e inibições no desenvolvimento cognitivo.   5) A linguagem das artes na Psicopedagogia – 30h/a Ementa: Contribuições da música, do desenho, da pintura, da escultura, do teatro e da literatura. Seleção e utilização de material para desenvolvimento de atividades psicopedagógicas.   6) Psicopedagogia Institucional – 30h/a Ementa: As diferentes instituições. As instituições e a psicopedagogia. Avaliação diagnóstica institucional. Papel e inserção do psicopedagogo na equipe em espaços educativos formais e não formais escolar ou hospitalar. Elaboração de Estratégias de Intervenção. Aprendizagem a partir de Projetos.   7) Psicopedagogia dos processos de linguagem escrita – 30h/a   Ementa: Elementos básicos necessários ao desenvolvimento da leitura e da escrita e dos distúrbios afetivos e cognitivos que permeiam a relação leitor/texto/produção. Seleção e utilização de material lúdico no planejamento de atividades.   8) Psicopedagogia dos processos de construção de estruturas lógico-matemáticas– 30h/a Ementa: Aprendizagem significativa da matemática. Metodologia do ensino de matemática. Uso do material lúdico e jogos como ferramenta no processo de aprendizagem. Seleção e utilização de material lúdico no planejamento de atividades.   9) Avaliação Diagnóstica Psicopedagógica – 30h/s Ementa: Diagnóstico do nível de aprendizagem. Escuta da Criança. Provas Piagetianas. Diferentes enfoques de avaliação diagnóstica. Hipóteses indicadoras das estratégias capazes de estabelecer uma intervenção que facilite uma vinculação adequada à aprendizagem.   10) Intervenção e Projetos Pedagógicos – 30h/a Ementa: Modelo de intervenção psico-educativa. Elaboração de Estratégias de intervenção. Aprendizagem através de projetos. Elaboração de Projetos. Promoção de recursos psicopedagógicos que permitam o vinculo com o objeto de aprender.   11) Didática do Ensino Superior – 20h/a Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais da atualidade, o aluno da pós- graduação analisa, de forma sistêmica, os elementos do processo de ensino e aprendizagem; conhece e elabora instrumentos de fins e meios visando á coer~encia entre as propostas teóricas e a sua realização.   12) Metodologia da Pesquisa – 20h/a Ementa: O método científico e a prática da pesquisa. Função social da pesquisa. Tipos e características da pesquisa. Instrumentalização metodológica. A construção do projeto de pesquisa. Relatório de pesquisa. Tipos de pesquisa. Questões fundamentais do planejamento da pesquisa. Projeto de monografia e artigo científico. As normas da ABNT.   13) Trabalho de Conclusão de Curso – 60h/a Operacionalização de estudos piloto. Coleta de dados. Análise de dados. Redação final dos trabalhos de pesquisa. Apresentação em público.  
  • Corpo Docente:
 
  • Luiza Simões
  • Daniele Gruska
  • Izabel Janaina
  • Nazareno Ribeiro
  • Alexandre Lima
  • Emanuel Ramos
  • Alexandra Pedrosa
  • Adriana Borges
  • Paulo Vinicius
  • Lidiane Mendes
  • Juliana Brito
  • Suelene Oliveira
  • Juliana Linhares

Pré
Inscrição

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Assunto

    Sua mensagem